quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Olga - Parte II

.

Olga é um nome muito especial. Principalmente por me fazer lembrar a Rússia, um país que têm nomes de que gosto muito. Acho-o elegante, forte, com uma presença tão grande, que se encontra em apenas quatro letras. Se eu fosse adepta a escolher nomes sem compostos, “sozinhos”, escolheria sem dúvida Olga.

Olga é a forma russa de Helga que é de origem sueca.

Variante de Helga, a partir do nome do nórdico antigo Helge, derivado de heilagrque significa "santaabençoada". Os Varangians trouxeram da Escandinávia à Rússia.No século 10 Santa Olga era a esposa de Igor I, Grão-Príncipe de Kievan Rus (um estado baseado em torno da cidade de Kiev)Depois de sua morte, ela governou como regente de seu filho por 18 anos. Depois que ela foi batizada em Constantinopla, ela tentou converter seus súditos ao cristianismo.

Suas variantes são: 

Helga (escandinavo antigo, holandês e islândes)
AilaAiliHelkaOili,Laila 
(finlandês)Olgica (macedônio)
ÁileLáilá (escandinavo)Oľga (eslovaco).

Olga não se encontra no ranking dos 100 nomes femininos mais populares do ano de 2014 do Baby Center Brasil. Então, já é uma vantagem enorme para quem quer nomes únicos. No ranking do estado de São Paulo, Olga teve 24 registros, ou seja, como citei anteriormente, isso só comprova a sua personalidade e exclusividade. Em Portugal, a raridade não é diferente, foi registrada apenas uma menina com o composto Olga Maria. O que acharam do composto? Ou preferem, o tradicional Maria na frente, como Maria Olga?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
66% acham um nome muito bom, 91% feminino, 89% clássico, 80% maduro, 72% formal, 70% raro, 55% natural, 83% forte, 63% simples, 80% sério;

Personalidades famosas:
  • Olga Kurylenko - atriz e modelo ucraniana;
  • Olga Korbut – ginasta bielorrussa;
  • Olga Fonda – atriz e modelo russa;
  • Olga Tañón – cantora porto riquenha;
  • Olga Sosnovska – atriz polonesa;
  • Olga Benário - foi uma jovem militante comunista alemã de origem judaica;
  • Olga Melnick – mais conhecida como Lola Melnick, é uma apresentadora e bailarina nascida na União Soviética.


Yasmim Paiva.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário