quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Olavo - Parte II



.
Publicado primeiro
no Blog dos Nomes.


Elegante, bonito, incomum, com “ar antigo”, atemporal, simples, assim sendo sem complicações, sem outras grafias para confundir. Começado por uma inicial marcante, que não é muito fácil de encontrar em nomes. Uma ótima opção para quem se interessa por esses requisitos... Então, perfeito!

Olavo é a forma portuguesa de Olaf que é norueguês.

A partir do antigo nórdico, o nome Áleifr significa "descendente do ancestral",derivado dos elementos anu "ancestralleifr "descendente". Este era o nome de cincoreis da Noruega, incluindo São Olaf (Olaf II). Olaf Tryggvason (Olaf I) - foi rei da Noruega de 995 até sua morte. Olaf teve um papel importante na conversão dos vikings ao cristianismo. Olaf II Haraldsson, também conhecido como Olaf, o Santo, foi rei da Noruega de 1015 a 1028. De origem viking, converteu-se ao cristianismo na cidade de Ruão e esteve a serviço do rei exilado Etelredo II de Inglaterra. Olaf da Suécia, o Tesoureiro, foi o primeiro rei sueco, que regeu os Götas e os Sveas. O seu reinado durou aproximadamente de 995 a 1022.

Suas variantes são: 

Áleifr (escandinavo antigo)OlafOlavOlufOle (dinamarquês)Olaf (holandês, alemão e polonês)Olev (estônia)OlaviUoleviOlli (finlandês),Ólafur (islandês)Amhlaoibh (irlandês)OlafOlavOlaOle (norueguês),AmhlaidhAulay (escocês)OlofOlovOlaOlle (sueco).

Olavo é um nome muito incomum no Brasil. No estado de SP no ano de 2014, foram registrados 76 meninos. Em Portugal, não foi diferente, em 2014 foram apenas 4 meninos. Dois foram com compostos: Olavo Miguel e Olavo Rodrigo. Pelo mundo a versão Olaf foi mais popular no ano de 1885, na posição 388º. Hoje em dia o nome está em desuso no Estados Unidos, o que não é de admirar-se, visto que a maioria dos nomes americanos são “moderninhos”.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:

66% acham um nome muito bom, 94% masculino, 90% clássico, 79% maduro, 63% formal, 55% raro, 59% natural, 72% maravilhoso, 85% forte, 74% simples, 71% sério.

Personalidades famosas:
  • Olavo de Carvalho – É um conferencista, ensaísta, e autor brasileiro militante da direita política, atuando nas áreas do jornalismo e filosofia;
  • Olavo Bilac - Foi um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro do período literário parnasiano, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias;
  • Olavo Setúbal - Foi um engenheiro, industrial, banqueiro e político brasileiro. Foi prefeito da capital paulista, indicado pelo governador Paulo Egídio Martins.

Yasmim Paiva.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário