sábado, 27 de agosto de 2016

Noá: O nome do filho de Alexandre Nero




Alexandre Nero, recentemente, foi alvo de várias matérias por conta do nascimento do seu primeiro filho com a Stylist Karen Brusttolin. O nome do bebê é Noá, e segundo o casal, foi concebido em uma viagem à Paris. A capital francesa serviu de inspiração para escolher o nome da criança.

O próprio ator explicou a escolha do nome: "Se fosse menina seria Nina, e nós gostávamos de Noa para menino. Aí começam as viagens (risos). Nero é negro em italiano. E como Noá foi concebido em Paris, queríamos algo nessa linha. Pensamos em "noir", que é preto em francês (e se pronuncia "noar"), mas aqui no Brasil ficaria "noir". E não queríamos Noah, com "h" no final. Acabou Noá, que tem uma pegada indígena que gosto muito. E gosto da sonoridade de Noá", explicou o ator em entrevista ao jornal "O Globo".

Na verdade, ele fez foi uma grande viagem. Primeiro: Noah em francês se pronuncia “Noá”, mas é uma variante do nome bíblico Noé, que é derivado do nome hebraico נוֹחַ (Noach) e que significa "descanso, conforto”. O nome já foi abordado no Blog nesse post aqui. Segundo, se eles queriam um nome que significasse “preto”, era melhor usar “Noir” logo e ensinar a pronúncia correta paras as pessoas. Escrever “Noá” não mantém – nem aqui nem na China – o significado pretendido.

E de onde ele tirou que Noá tem uma pegada indígena? Isso é o que mais me intriga. Para mim, só parece Noah estropiado e escrito errado. Uma pena, em se tratando de um ator tão consagrado na televisão brasileira, que aparentemente não se importa em ter o nome do filho “inventado”. O nome – escrito certo, Noah – teve 412 registros em São Paulo em 2015 (Arpen/SP). Também tem 2 registros de Noáh. Noá, nessa escrita, não teve nenhum registro.

Infelizmente, alguns artistas querem “inovar” nas suas escolhas, mas acabam apenas mudando uma ou duas letrinhas. E pior, as pessoas costumam copiar os famosos, que ditam moda. O conselho do Por Trás do Nome é o seguinte: Use Noah, e ensine as pessoas a usarem a pronúncia correta. Vale muito a pena! Melhor do que escrever errado esperando que as pessoas pronunciem certo.




.

3 comentários:

  1. Estou Gestante do Meu 1º Filho e escolhi o Nome NOAH acho lindo e prefiro também ensinar as pessoas a pronunciarem Noá como no francês ao invez de invertar um nome....

    Noah Liiindoooo
    Chega Logo Fevereiro

    ResponderExcluir
  2. MaxiMove LTD are a family run removal company offering home removals and same-day collection and delivery services at a competitive price. It's our goal to listen to our customers and put their requirements first and to provide you with an efficient, reliable and personalised service ensuring your moving day runs smoothly.
    Movers in Wigan


    ResponderExcluir