segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Mirela

.


Publicado primeiro
no Blog dos Nomes.



Hoje venho apresentar para vocês, um nome bastante alegre, sensual, cheio de charme. Digo sensual e cheio de charme porque, conheço mulheres lindas, charmosas e sensuais com esse nome. Para mim, ele também é muito poético e literário. Com uma sonoridade incrível e por trás dele, existe um poema muito inspirador e romântico. Este nome é Mirela!

Mirela é uma forma romeno e croata de Mireille, que se originou na França. Sendo uma variação de Miréia, do nome franco-provençal Mirèio, provavelmente da raiz mirar ("olhar"). Assim, seu significado veio do verbo occitano mirar, "ver, admirar".

Mirela (Mirèio no original occitano, lê-se mirêio) foi um nome inventado em um poema , pelo poeta occitano Frédéric Mistral, à que dedicou oito anos de esforços. Sua obra principal foi Mirèio (Mireia, de 1859). Os nomes do casal central do poema são: Mirela Vicente (Mirèio Vincent). O poema conta o amor de Vincent e da bela provençal Mireia. Esta história é equiparável à de Romeu e Julieta


Suas variantes são: Mireille (Francês), Mireia (Catalão e Espanhol), Mireya(Espanhol), Mirela (Romeno e Croata), Mirica (Croata), Mirella (Italiano) e Mirèio(Occitano).

Em Portugal, foram registradas apenas seis Mirela (aceito nesta grafia) e duasMirella (aceito apenas para estrangeiros ou pessoas com dupla nacionalidade). No total, apenas oito Mirela/Mirella, curiosamente todas com compostos. Alguns dos compostos que me chamaram atenção: Mirela Rosa e Mirela Liz. Já no Brasil, segundo o ranking da ARPEN-SP foram registradas 915 Mirella e 221 Mirela. No ranking de 2014 do BBC Brasil, Mirella está na posição 86º, com uma queda de cinco posições em relação ao ano de 2013. Na Hungria está na posição 48º, subindo oito posições em relação ao ano de 2013.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
  • 87% é um nome muito bom; 100% feminino; 63% moderno; 77% jovial; 60% formal;
  • 73% delicado; 83% refinado; 87% com credibilidade; 77% simples;

Personalidades famosas:
  • Mirella Bentivoglio, escultora e poeta italiana nascida em 1922, ligada ao Movimento Concreto.
  • Mirela Brekalo, atriz croata.
  • Mirella Santos, modelo brasileira.


Yasmim Paiva.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário