sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Milka

.

Milka é um nome bíblico do gênero feminino e é usado em muitos idiomas como alemão, francês e croata. Este nome é a transliteração do nome hebraico מִלְכָּה que significa "rainha",  governadora" ou "boa conselheira", sua transliteração para o idioma inglês é Milcah. Na Bíblia, Milcah foi a cunhada de Abraão e avó deRebeca (Gen 24:15), Milcah é também é uma das filhas do Zelofeade (Num. 26:33).

Milka é um nome bastante incomum em nosso idioma e tem um ar exótico. Seu significado é uma das qualidades do nome, além disso se trata de um nome bíblico, categoria esta que vem sendo cada vez mais procurada na hora de escolher o nome para os filhos. Se tratando de um nome usado em diversos idiomas, podemos colocá-lo na categoria nomes internacionais e com isto Milka ganha pontos a mais e finalmente, para quem se importa, Milka tem possibilidade zero (a não ser que algum artista ponha este nome em uma das filhas) de ser um nome popular.

Algumas das pessoas que carregam este nome ao redor do mundo podem mostrar o quão internacional é o nome. Citarei algumas celebridades que levam esse nome ao conhecimento em seus países:
  • Milka Ahlrotg, atriz finlandesa;
  • Milka Canić, apresentadora de TV na Sérvia;
  • Milka Chilina, Miss Venezuela 1992;
  • Milka Duno, piloto feminina de carro venezuelana;
  • Milka Fritsch, política alemã;
  • Milka Hartman, poetisa eslovena;
  • Milka Loff Fernandes, atriz e apresentadora alemã;
  • Milka Malfait, política belga;
  • Milka Tadić, politica montenegrina;
  • Milka Ternina, soprano croata.

Milka pode ser um nome alternativo para quem quer ser bastante exclusivo na escolha do nome e ao mesmo tempo quer um nome com belo significado e internacionalmente reconhecido.


Luinara Menezes

** Publicado primeiro no Blog dos Nomes. (acesse aqui).



.

16 comentários:

  1. ME CHAMO MILKA , HOJE TENHO 22 ANOS, MAIS QUANDO ERA MENOR ODIAVA MEU NOME, ACHAVA FEIO, ESTRANHO, DIFERENTE, TINHA MUITOS APELIDOS QUE EU ODIAVA. ESSE NOME FOI MINHA AVÓ PATERNA QUE COLOCOU EM MIM, HOJE CONHECENDO MAIS A FUNDO O SIGNIFICADO DO NOME APRENDIR AMAR MEU NOME, E ACHAR ELE BONIO E BEM FORTE, ESSE TEXTO ME AJUDOU MUITO Á CONHECER MELHOR MEU NOME E GOSTAR DELE .

    ResponderExcluir
  2. Ainda odeio meu nome, mas quem sabe com isto eu começe a gostar dele. :)

    ResponderExcluir
  3. meu nome e milka sou uma mulher forte e corajosa sou feliz por ter um nome hebraico da biblia

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Susana , minha mãe quando eu nasci queria me registrar como Milka mas a gente era bem do interior de São Paulo naquela época eles não aceitaram e por fim minha mãe me deu o nome de Suzana , eu acho lindo o nome Milka

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Milka diferente dos meus outros 6 irmãos q tem nome mais comum. Acho lindo e sempre gostei desse nome. Meu tio colocou esse nome em minha prima bem mais nova q eu, fiquei muito feliz e gostaria q mesmo q fosse um segundo nome ter uma bisneta com esse nome. Partindo q tenho 2 netos pequenos e acho q não vem mais por ai. Ah, nunca tive apelidos.

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Milca sempre gostei do meu nome por ser diferente e era muito difícil ter colegas com mesmo nome na escola hoje tenho 21 anos mas sempre soube que meu nome é Biblico era a resposta que dava para quem mim pergunta tá se de onde véu meu nome.eu sou Angola 🇦🇴

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, nunca vi tantas Milkas juntas! Kkkk
    Me chamo Milka tbm e passei meses sem ter um nome depois que nasci, até q um dia meu pai lembrou deste nome da Bíblia e minha mãe gostou da idéia. Quando criança eu não gostava do meu nome mas hj eu amo meu nome e acho que tem tudo haver comigo, é a minha cara, é diferente dos demais assim como minha personalidade e gostos, é um nome delicado, feminino, de fácil destinação com uma sonoridade única, forte e exótico pra nosso país. Nunca conheci nenhuma Milka, tenho 26 anos e sou do nordeste. Às Milkas que passarem por aqui, saibam que são abençoadas com nome de rainha. Amem o nome que colocaram pra que te chamassem de maneira tão linda que é ser Milka.❤️😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que há outra Milka (além de mim) no nordeste. Sou de Pernambuco hahaha

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é MILCA e minha mãe escolheu por achar bonito e da Bíblia , somos três irmãs e todas nós temos nomes bíblicos . Na minha adolescência eu costumava facilitar para as pessoas não esquecerem meu nome ,por ser um nome diferente e difícil de gravar. Eu sempre colocava assim quando assinava : Mil = 1000 cá = K

    1000K
    Na época do Orkut tinha uma comunidade só de Milcas ou Milkas .😉

    ResponderExcluir
  10. Meu nome e MILKA GUSMAO tenho 44 anos.gosto de me chamar assim ñ sou celebridade .mas sinto que esse nome e poderoso e forte ..gosto muito.

    ResponderExcluir
  11. Sou Milca e amo esse nome forte e cheio de energia.

    ResponderExcluir
  12. Pesquisei o significado por achar diferente e bonito. Nome bíblico e exótico..Parabens para todas que tem esse nome.

    ResponderExcluir
  13. Hoje amo meu nome, porém quando pequena, o achava muito forte para criança. Já me confundiram com homem ou ou de nacionalidade japonesa devido o nome. Sou nascida em São Paulo, minha mãe me deu esses nome por ser bíblico e gostou da pronúncia. Nasci em 1971.Hoje acho que combina muito comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, meu nome tb é Milca Nogueira Apolinário. Nasci em colatina ES.
      Muita coincidência alguém com mesmo nome e sobrenome. Nasci em 1981.

      Excluir
  14. Eu sou Milka!!! Poderíamos montar um grupo no WhatsApp de tantas Milka's ahahha amo meu nome e amei ver o contexto do significado do meu nome por aqui

    ResponderExcluir