segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Maya e Kiara: as gêmeas de Natália Guimarães

Maya e Kiara, com os pais Leandro e Natália, no aniversário
de dois anos (2015).


Natália Guimarães é uma modelo, apresentadora e atriz brasileira, vencedora do Miss Brasil 2007 e Vice-campeã do Miss Universo 2007. Natália é casada com o cantor Leandro Scornavacca do grupo KLB desde 2008. Em 8 de agosto de 2013, nasceram as gêmeas Maya Guimarães Scornavacca e Kiara Guimarães Scornavacca, que agora estão com três aninhos.

Os nomes escolhidos para as gêmeas são ambos modernos e de uso recente.

Kiara

Kiara é um nome feminino de uso inglês moderno, também associado à variante gráfica KyaraKiara seria uma variante de Ciara ou de Chiara. É curiosa a dubiedade do nome, já que ele pode significar tanto “clara” como“preta, negra”. Isso por que Ciara é o feminino irlandês de Ciar, que significa “preto, negro”, e Chiara é a forma italiana de Clara, que tem significado literal e óbvio, como “clara”, no sentido de “claridade, pureza”, e normalmente uma pessoa “branca” é designada como “de pele clara”. Ou seja, Kiara pode ser tanto significativo para “branco” como para “Preto”. Foi popularizado pela personagem do filme O Rei Leão (1998);

No Brasil, embora seja um nome facilmente reconhecível e adaptado à língua portuguesa, ele ainda não é popular ou demasiadamente usado. Apenas 4.812 pessoas levam esse nome de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior frequência delas é no estado do Amapá. Do total de Kiara’s, mais de 3.600 delas nasceram durante os anos 2000, corroborando com o fato de ser um nome de uso extremamente moderno! Kyara, com essa escrita, é o nome de 1.447 pessoas.

Esse número, entretanto, tende a aumentar rapidamente se julgarmos os registros da lista de 2015 da Arpen/SP: nela, Kiara está com 101 registros, e isso apenas em um ano, apenas em um estado. A grafia predileta no momento, entretanto, é Kyara, com 151 registros na mesma listagem. Se amplificarmos isso para os últimos cinco anos em todo o Brasil, é certo que o IBGE no próximo Censo nos trará informações maiores. Além disso, o nome Kiara tem aparecido com bastante frequência nos fóruns sobre nomes que frequentamos.



.

Maya

Nome presente em várias culturas, Maya pode significar "ilusão", em sânscrito {Na tradição budista, esse seria o nome da mãe de Siddartha Gautama (o Buda) e também é um outro nome para a deusa hindu Durga}; Pode significar ainda "água", da palavra mayim, em hebraico. Pode também ser dado em referência aos povos maias, indígenas latino americanos que construíram uma grande civilização no sul do México e na América Latina, mas foram dizimados pelos espanhóis. Em português, também tem uma ligação fonética com o nome do mês de maio.

Nos dados da ferramenta Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), Maya aparece com apenas 805 registros. Muito mais da metade foram registradas durante os anos 2000. Já Maia, com essa grafia, foi o preferido dos brasileiros até então, com 3.527 registros, estes em sua maioria também ocorridos após o ano 2000 e com maior frequência no Piauí. 

A julgar pelo crescimento da preferência pelo nome Maya ou então,  Maia, teremos um aumento significativo nas próximas coletas de dados, visto que foram 442 meninas chamadas Maya registradas no ano de 2015 (somadas à 42 com a grafia Maia), no estado de São Paulo, segundo dados da Arpen SP. No ano anterior haviam sido  231 registros de Maya (além de 23 de Maia), o que significa que por pouco, Maya não dobrou o número de registros em um ano!

Juliana Paes, atriz brasileira, interpretou a personagem indiana Maya, na novela Caminho das Índias. Isso influenciou imensamente o uso do nome, já que ele era praticamente desconhecido até então. Essa novela foi exibida pela Rede Globo em 2009 e foi uma das maiores audiências da emissora. A personagem acabou caindo nas graças e seu nome, em consequência, alçou voos maiores. 

 
.


A Dupla

Percebe-se que a escolha do nome para as gêmeas não foi aleatória e possivelmente tenha sido muito bem pensada, pois é notável as semelhanças do nome em estilo. Ambos são modernos, pois começaram a ser usados do ano 2000 em diante, pela  influência da mídia, novelas e demais espaços da cultura popular. Os dois são diferentes na medida certa: não demasiadamente populares (ainda!) e ao mesmo tempo, facilmente reconhecidos e pronunciados pela maioria.

É possível que Leandro e Natália tenham pensado em nomes internacionais, pois tanto Maya quanto Kiara encontram eco em vários outros países com línguas diferentes da nossa. Assim, caso viagem muito ou morem fora, as meninas não terão maiores problemas com os seus nomes nos mais diferentes países que quiserem visitar, quando adultas. 

Outra caraterística é que são dois nomes curtos, apenas de um ter 5 e outro 4 letras, eles fluem da mesma maneira, e se tornaram harmônicos juntos. Geralmente, apesar de não ser uma regra a ser seguida,  um nome curto associado à um longo gera estranheza, por isso foi legal da parte deles harmonizar esse aspecto. 

Felizmente, o casal fugiu do costume de usar nomes parecidíssimos ou com as mesmas iniciais, ou ainda, rimando, para gêmeas. A moda dos anos 80 era praticamente batizar gêmeas como  Isabel e Isabela, na teoria de quanto mais parecidas melhor, como se elas já não tivessem o mesmo sobrenome, DNA, semelhanças, mesma data de aniversário, mesmos pais, mesma casa, mesmos parentes, mesmos tudo. Ainda precisavam dividir quase o mesmo nome. Maya e Kiara tem nomes que combinam entre si, mas que ao mesmo tempo, tem cada uma sua personalidade e identidade preservada! 

Em suma, Leandro e Natália são um exemplo a serem seguidos em termos de escolha para nomes de irmãos: estilo, sonoridade, grafia, estética, tudo combinado e ao mesmo tempo, diferenciado. 


Maya e Kyara em sua festa de 3 anos (2016)






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário