quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Maria Flor: o nome da filha de Débora Secco

.

A escolha da Débora Secco para nomear a sua primeira filha foi uma combinação bem recorrente, que tem sido uma tendência bem verificável entre várias camadas de pessoas alternativas, que é a combinação de um nome clássico (em geral Ana e Maria) com um nome hippie. Como sabem, Maria é extremamente clássico. E Flor, por ser um nome literal, pode ser considerado hippie.

Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como MariaMiryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”, “rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”.

Flor é um nome literal. A Flor é símbolo da beleza feminina. Pelo fato de murcharem depressa, também podem simbolizar a inconstância e efemeridade da vida. Pelo seu perfume, beleza e variedade de cores, as Flores são cultivadas para ornamentar, presentear e, com uso menos frequente, na culinária.

As Flores estão repletas de simbologia. No mundo elas podem simbolizar jovialidade, energia, nova vida e vitória sobre a morte. As Flores são também usadas na decoração de grandes eventos para transmitir algum significado específico. Por exemplo, nos casamentos, as Flores levadas pelas damas de honra são uma alusão à feminilidade e fertilidade. Como as Flores dependem do sol, elas também estão associadas a ele. Muitas pessoas acreditam que as Flores expressam a felicidade de Deus quando elas brotam na Primavera.

No sentido figurado, Flor é um termo utilizado em diferentes contextos, por exemplo: chamar alguém de "Flor" indica que é uma pessoa simpática, delicada, gentil ou bela; "Flor da idade" simboliza a juventude, uma época alegre, com muito brilho e colorido, em que se desabrocham variados sentimentos e emoções; "fina Flor" designa a parte mais importante, a elite; "à Flor de" significa à superfície de, ao nível de. Popularmente, dizer que alguém "não é Flor que se cheire" se refere a uma pessoa não confiável.

Pessoalmente, Maria Flor é um dos meus compostos favoritos com Maria, acho fofinho e ao mesmo tempo, potente. Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com dados da Arpen/SP, Maria Flor teve 86 registros. É um composto raro, mas não totalmente desconhecido.

Como famosos costumam ditar moda no mundo dos “nomes de bebês”, Maria Flor pode ter um crescimento maior a partir do nascimento da filha de Débora Secco.




.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário