segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Lille



.

Lille é o nome de uma cidade que fica ao norte da França que situa-se perto da fronteira com a Bélgica e com o Canal da Mancha. Cidade esta muito importante e com uma grande história de lutas, guerras e conquistas e que hoje em dia é uma das maiores em economia.

Lille é um nome francês que tem a sua forma portuguesa Lila e a sua forma holandesa Rijsel, que se originou no termo ter ijsel (da ilha) e que depois surgiu a palavra francesa l'île, que significa a ilha. Sendo assim é um nome que para além de ser geográfico tem uma ligação com a natureza e literal.

Lille é um nome curto que lembra outros nomes mais comuns aos nossos ouvidos como LíliaLilianaLia... Entre outros. Pela sonoridade pode-se fazer uma conexão com a cor lilás, e com a flor Lis, que também é um nome que vem subindo de registro a cada ano. Ou seja, Lille não é um nome que causa muito espanto, ainda que seja bastante raro.

Penso que Lille ficaria bom tanto sozinho quanto em composto, ele pode ser daqueles nomes chaves que ficam bem com quase todos os nomes, por ser curtinho e delicado. Aliás a delicadeza é própria dos nomes franceses, que além do charme, transmite muita doçura.

Lille tem tantas qualidades para ganhar, não apenas alguns, mas sim muitos adeptos ao nome e com certeza merece um olhar especial.

Luinara Menezes

** Publicado primeiro no Blog dos Nomes. (acesse aqui). 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário