segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Kiara

.

Kiara é um nome feminino de uso inglês moderno, também associado à variante gráfica Kyara. Kiara seria uma variante de Ciara ou de Chiara. É curiosa a dubiedade do nome, já que ele pode significar tanto “clara” como “preta, negra”. Isso por que Ciara é o feminino irlandês de Ciar, que significa “preto, negro”, e Chiara é a forma italiana de Clara, que tem significado literal e óbvio, como “clara”, no sentido de “claridade, pureza”, e normalmente uma pessoa “branca” é designada como “de pele clara”. Ou seja, Kiara pode ser tanto significativo para “branco” como para “Preto”.


O nome passou a ser usado, em primeira mão, em 1988 após o duo Kiara ter lançado sua canção “This Time”. Além disso, foi popularizado por um personagem do filme “O Rei Leão II” (1998). 

Kiara, personagem do Rei Leão 

Variantes: Clara, Clare, Keara, Keira, Kiarra, Kierra, Kira, Kyra

Outras linguagens: Clara (catalão), Klara (croata), Claire (frances), Clara, Klara (alemão), Ciara, Kiera (irlandês), Chiara, Clara, Chiarina, Claretta (italiano).

Kiara tem uso recente na maioria dos países, mas mesmo assim, adquiriu amplitude e internacionalidade. Nos Estados Unidos, ele encontra-se na 397ª posição no ano de 2015, assim como também encontra-se no último ranking divulgado da Inglaterra e País de Gales, no 330º  lugar, na Croácia (53º lugar), França (221º lugar), Hungria (63º), Holanda (487º), Eslovênia (70º). Já esteve em rankings anteriores do Canadá, Austrália, Bélgica, Chile. Ou seja, em praticamente qualquer país, uma pessoa chamada Kiara teria seu nome facilmente reconhecido e pronunciado.

No Brasil, embora seja um nome facilmente reconhecível e adaptado à língua portuguesa, ele ainda não é popular ou demasiadamente usado. Apenas 4.812 pessoas levam esse nome de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior frequência delas é no estado do Amapá. Do total de Kiara’s, mais de 3.600 delas nasceram durante os anos 2000, corroborando com o fato de ser um nome de uso extremamente moderno! Kyara, com essa escrita, é o nome de 1.447 pessoas.

Esse número, entretanto, tende a aumentar rapidamente se julgarmos os registros da lista de 2015 da Arpen/SP: nela, Kiara está com 101 registros, e isso apenas em um ano, apenas em um estado. A grafia predileta no momento, entretanto, é Kyara, com 151 registros na mesma listagem. Se amplificarmos isso para os últimos cinco anos em todo o Brasil, é certo que o IBGE no próximo Censo nos trará informações maiores. Além disso, o nome Kiara tem aparecido com bastante frequência nos fóruns sobre nomes que frequentamos.

Kiara Muhammad é uma atriz americana que, desde 2012, dubla a Doutora Brinquedos, e já participou de vários filmes, incluindo “Irmão Escoteiro” (2010). Kiara é o nome de uma das filhas de Natália Guimarães, modelo e apresentadora, que é gêmea de uma Maya. Além dessas, temos outras referências:

Kiara, cantora e compositora venezuelana;
Kiara Advani, atriz indiana;
Kiara Brinkman, escritora norte-americana;
Kiara Kabukuru, modelo americana;
Kiara Sasso, atriz brasileira;
Kiara Young, rainha da beleza americana.




Kiara Young, Miss USA 2015




.

Um comentário: