terça-feira, 30 de agosto de 2016

Kalel

.


A atriz Isabel Fillardis e o ator americano Nicolas Cage escolheram esse nome para o filho, sendo que no caso de Nicolas Cage, o menino se chama Kal-el, com hífen, e no caso de Isabel, ela não adicionou hífen. A atriz brasileira e o ator americano tem o gosto para nomes em comum? Difícil dizer. Isabel disse numa entrevista que escolheu esse nome por que passou por muitos problemas na gravidez e Kalel significaria – na cabeça dela – “a essência de Deus”.


Isabel Fillardis e o filho Kalel.


Não encontrei de onde ela tirou esse significado, e pesquisei sites em inglês e em português, e tudo mais que podia sobre Kalel. A única coisa que descobri era o óbvio: Kal-el é o nome criptoniano do Superman, que era filho do cientista e líder Jor-El em Cripton. Na história famosa, Jor-El coloca o bebê numa nave para salvá-lo de uma explosão que dizimaria o planeta, e ele acaba aterrissando em um campo aberto em Smallville, sendo descoberto por um casal de fazendeiros e chamado de Clark. O personagem teria recebido o nome Kal-el que significaria “Filho das estrelas” ou “criança estrela” no idioma criptoniano.

Entretanto, como o idioma criptoniano não existe, Kal-el ou Kalel não significa coisa nenhuma. Talvez tenha sido inspirado no nome árabe Khalil que significa “amigo”, mas não há comprovações. A possibilidade maior é que tenha sido inventado aleatoriamente, usando o elemento “el” que é tão comum em nomes masculinos de origem hebraica.

Embora seja o nome do Superman, uma Youtuber americana que faz vlogs e outros vídeos em seu canal, e que tem quase 2 milhões de inscritos, adotou o nome Kalel Cullen (é uma menina). Seu nome de nascimento, entretanto, é Kristin Smith. Nos Estados Unidos, é preciso observar, é bem comum usar nomes masculinos para meninas e vice-versa.

Segundo a Wikipédia em inglês, Siegel e Shuster eram ambos judeus e podem eventualmente terem inspirado-se na língua hebraica antiga. Sugerem que a criação do Superman foi inclusive inspirada em Moisés e em Cristo, sendo que o nome Kal-el lembra as palavras hebraicas קל-אל, que significariam, segundo essa fonte, “vaso de Deus” (vessel of God). O sufixo el, que significa Deus em hebraico é encontrado no nome dos anjos (Gabriel, Miguel, Rafael), que são humanoides que voam e tem poderes sobrenaturais. Superman é muitas vezes visto como sendo uma analogia para Jesus, sendo um salvador da humanidade.

Nesse caso, “vessel of God”, traduzido do inglês, pode significar muita coisa, como embarcação, barco, vaso, recipiente, reservatório, receptáculo. Esse nome, Kal-el, entrou no Top 1000 dos Estados Unidos em 2013. Já o site (em inglês) BabyNames diz que Kal-el lembraria as palavras hebraicas que traduzidas, seriam algo como “voz de Deus”, informação essa que concorda com o BabyNameWizard. Mas ambos não são sites confiáveis quanto à origem e significado. Outras fontes ainda apontam como “leveza de Deus”.

Nicolas Cage, que era pai de Weston Coppola Cage (nascido em 1990), fruto de um breve relacionamento com Kristina Fulton, nomeou seu filho caçula (nascido em 2005) como Kal-el Coppola Cage, que ele tem com a esposa Alice Kim. Nicolas explicou que ele e sua esposa queriam um nome único, ele teria sugerido Kyleand, então lembraram de Kal-el, que segundo ele, lembra algo de bom, americano e exclusivo. É provável que muitas pessoas tenham se inspirado na escolha do ator, nos Estados Unidos.

Nicolas Cage e o filho Kal-el.


No estado de São Paulo, tivemos 38 registros de Kalel, mas nenhum registro de Kal-el com hífen. Bem, é provável que os cartórios brasileiros criariam problemas caso pais tentassem registrar o hífen, dado o motivo de ser completamente desnecessário por aqui. Em síntese, gosto da sonoridade de Kalel até por ser parecido com muitos outros nomes masculinos terminados em “el”, associados à “nomes de anjos”. Acho uma boa alternativa para quem é fã de Superman.


Fontes:






.