quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Ísquia



.

Este é o nome de uma ilha vulcânica no mar Tirreno. Situa-se no extremo norte do golfo de Nápoles, cerca de 30 quilômetros (19 milhas) da cidade de Nápoles. É a maior das Ilhas Phlegraean. Como a ilha é vulcânica e paradisíaca sua principal atividade econômica é o turismo focado nos spa's termais que a ilha contêm por conta dos vulcões.

Ísquia é a transliteração do nome italiano Ischia. A ilha de Ísquia (ou Ischia) já teve vários nomes como InarimeArime e Aenaria. Este nome atual foi recebido pela primeira vez em uma carta do Papa Leo III de Carlos Magno em 813. O nomeIscla mencionado que provém da palavra ínsula, que significa ilha ou moradia isolada. No entanto há um argumento que defende que Ísquia é um nome de origem semita, I-schra e significa "ilha negra".

Ísquia é um nome de característica e sonoridade única, o que faz ser encantador desde a primeira vez que tem contato com ele. O fato de se tratar de uma ilha cheia de encantos naturais, como vulcões, águas de cores esverdeadas e um clima quente o faz ainda mais querido. Como disse acima, sua sonoridade é única, talvez um dos poucos nomes que pode se aproximar de Ísquia é outro nome que também se refere a ilha: Isla, mas mesmo assim não é totalmente parecido como em certos nomes que tratamos aqui no blog que tem uma sonoridade e grafia parecidas com outros. Sendo assim, este nome é para aqueles que gostam de algo diferente, exclusivo, único, que não pensa em narizes torcidos que podem receber pelo simples fato do nome ser "diferente" dos demais. Ísquia tem aquele ar moderno, despojado e sem deixar de ter a sonoridade forte que a letra Q sempre fornece aos nomes que ela está.

Não sei se este é um nome que agradaria aos ouvidos dos brasileiros ou portugueses em geral, mas com certeza os brasileiros e portugueses que procuram nomes exclusivos podem encontrar em Ísquia um grande candidado para a escolha.



Luinara Menezes
**Publicado primeiro no Blog dos Nomes. (acesse aqui).



.

2 comentários: