segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Dima

.

Dima se trata do diminutivo em russo do nome Demeter ou Demétrio, em português. Nome este que vem do grego e que significa "mãe terra" ou "terra". Era o nome do deus da agricultura na mitologia grega. Dima também se trata de um nome geográfico, é o nome de um município espanhol situado na província de Biscaia ou Viscaya, na comunidade autônoma do País Basco.

Dima é um nome com uma terminação rara no gênero masculino. Luca é um dos poucos nomes que podemos encontrar com esta terminação e este está em alta no Brasil e tem o mesmo número de letras que Dima. Além disso, penso que Dima tem todo um enredo por trás do nome, se tratando de um nome mitológico e é muito mais moderno e mais fresco que o outro citado. Sendo assim, penso que seria troca satisfatória para quem gosta de Luca, mas não arrisca em usá-lo pela crescente popularidade.

Dima é um nome com muitas qualidades e pode agradar quem as procura em um nome, penso que não é daqueles nomes que agradam a todos ou a maioria, mas sempre pode haver alguém a procura de novos nomes para complementar a lista.


Luinara Menezes
** Publicado primeiro no Blog dos Nomes (acesse aqui).





.