terça-feira, 9 de agosto de 2016

Dilênia

.

Dilênia é um gênero de mais de  60 espécies de plantas e flores pertencentes a  família Dilleniaceae, nativo das regiões tropicais  e subtropicais do sul de Ásia, Austrália e ilhas do Oceano Índico. Esse nome foi dado a esta planta em honra ao botânico alemão Johann Jacob Dillenius.

Dilênia é um nome de planta/flor que nunca foi comum aos ouvidos lusófonos, muito por conta da localização de sua origem que está bem longe dos nossos países, mas mesmo assim a apreciação deste nome pode aproximarmos dele.

Em épocas que nomes de flores estão cada vez mais em alta, são poucas as opções que restam para aqueles pais e mães que gostam de escolher nomes exclusivos para os filhos e Dilênia é uma ótima sugestão. Dilênia tem uma sonoridade parecida com outro nome de flor, a Gardênia, que também  é um nome nada comum mais é mais conhecido que Dilênia.

Tratando-se um nome de flor/planta, este ganha um toque especial, ainda mais quando se trata de uma flor/planta exótica que vem de uma parte do mundo ainda mais exótica. Além disso, mesmo se tratando de um nome com uma imagem tao frágil como a flor, Dilênia tem uma sonoridade marcante e forte,  um nome de presença.

Para quem se interessa por este belo mundo da flora e procura um nome raro e exótico, Dilênia seria uma ótima opção.


Luinara Menezes
** Publicado primeiro no Blog dos Nomes (acesse aqui).





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário