sábado, 20 de agosto de 2016

Belluno

.


Belluno vem do latim Bellunum e significa montanha esplêndida,  é uma comuna italiana da região de Vêneto e este nome foi dado a esta cidade pela posição favorecida junto aos vales. Esta cidade é cercada de alpes, vales e montanhas que dão a cidade de Belluno uma bela natureza, com uma paisagem que só as cidades montanhosas conseguem transmitir. Nesta cidade nasceram dois papas Papa Gregório XVI e o Papa João Paulo I.

Belluno é um nome de cidade que tem muito potencial para ganhar adeptos como nome de batismo de pessoas físicas. Sua sonoridade lembra um pouco o nomeBruno, na verdade parece uma junção de três nomes bastante comuns Bernardo,Lucas Bruno, ou seja, três nomes que são, ou já foram comuns e ainda são bastante apreciados juntos em um só nome é um atrativo e tanto. Além disto Belluno lembra a palavra Belo, e quem não gostaria de ter este diminutivo? Outra alternativa bacana para um diminutivo de Belluno é Bel.

Belluno tem uma sonoridade de presença, não necessariamente forte, pra mim soa como equilibrada. Sua conexão com a Itália dá um toque ainda mais especial de charme e requinte ao nome. Seu significado é um atrativo a parte, junta a imponência de uma montanha com a beleza da paisagem. E por fim, mas não menos importante, é um nome que raramente vai ser encontrado pelas ruas, ou seja, não há risco de tornar popular.



Luinara Menezes

**Publicado primeiro no Blog dos Nomes. (Acesse aqui).



Não há registros do nome Belluno ou qualquer grafia semelhante no Brasil, pelo menos no que se refere aos dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Para quem procura um nome totalmente único, é uma das melhores alternativas.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário