quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Bar Refaeli dá à luz sua primeira filha, Liv

Bar Rafaeli 


Bar Refaeli é uma supermodelo israelense, que deu à luz à sua primeira filha com o bilionário Adi Ezra, em Tel Aviv. A pequena se chama Liv – nome completo Liv Ezra. De acordo com o Radar Online, Liv veio ao mundo pesando 3.18Kg e saudável.

Ela anunciou a gravidez em suas redes sociais. "2016 vai ser tipo bebê. Feliz e saudável ano novo!". Feliz e plena com sua gestação, Bar passou sua gravidez inteira dividindo momentos com seus milhões de seguidores, que puderam acompanhar o crescimento da barriga da ex-modelo.

Liv é um nome feminino usado na Suécia, Noruega, Dinamarca e países de língua inglesa. Portanto, a modelo escolheu um nome adequadamente internacional. Há duas hipóteses para a origem de Liv. A primeira é que se trata de um nome derivado do nórdico antigo Hlíf que significa “proteção”, e seu uso também foi influenciado pela palavra escandinava moderna “Liv”, que significa “vida”.

A segunda hipótese é que seria um diminutivo inglês de Olívia, que vem da oliveira, uma árvore tida como sagrada para os hebreus. De qualquer modo, são três significados muito bonitos e cheios de simbologia, afinal, vida e proteção estão interligados, e a oliveira para os hebreus era justamente considerada árvore da vida.

Em termos de popularidade no mundo, Liv está em 720º lugar no ranking de 2015 dos Estados Unidos. Também se encontra nos últimos rankings divulgados da Bélgica (63º), Dinamarca (36º), Holanda (21º), Noruega (81º), Suécia (53º).

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), apenas 174 pessoas se chamam Liv, sendo que 5 delas são homens. É um nome de uso moderno: a maioria delas foi registrada após os anos 2000. Liv foi o nome escolhido por 10 papais e mamães no estado no ano de 2015, segundo a lista da Arpen/SP. 

A garotinha já nasce homônima da diva Liv Tyler, atriz americana, conhecidíssima por interpretar Arwen na trilogia “O Senhor dos Anéis”, e também de Liv Ullmann, também atriz norueguesa.

Sites: O fuxico, O Globo, Behind The Name, Nomes no Brasil. 





.

2 comentários: