segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Andros



.

Vamos falar neste texto de um nome incluído na categoria dos nomes geográficos" Andros é um nome de uma das belas ilhas da Grécia e fica no arquipélago de Cíclades, uma ilha que é rodeada de montanhas, vales férteis e belas praias. Andros também é o nome de uma das ilhas de Bahamas, aliás a maior delas e é lá onde se concentra um dos maiores e mais belos recifes do mundo.

Esta é a versão grega do clássico nome André que tem como significado "homem" ou "viril". Eu sou apaixonada por quase todos as variantes deste nome e Andros não poderia ser diferente, já que conta com quase todas as qualidades que eu aprecio em um nome. É um nome quase exclusivo, com possibilidade zero de se tornar popular, tem uma sonoridade forte e por ser nome de ilhas, lembra alguns elementos da natureza.

Andros é um nome bem mais sério, forte e sóbrio que sua variante mais conhecida, André. Além disso, como disse anteriormente, este é um nome que tem poquíssimas, diria nenhuma, possibilidade de virar comum. Porém sua sonoridade não é totalmente estranha, principalmente por ser muito parecida a sonoridade de André.

Andros sem dúvida é um nome que merece ser mais divulgado ao público, e mesmo que nem todos gostem, é sempre bom saber mais um pouco de um nome novo. Talvez não agrade a muitos, mas pode agradar a alguns poucos.


Luinara Menezes
**Publicado primeiro no Blog dos Nomes. (acesse aqui).




.