sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Agostina

.


Agostina não é um nome que seja bem recepcionado por todas as pessoas. Terá aqueles que o acharão a oitava maravilha do mundo, enquanto outros torcerão o nariz com aqueles adjetivos manjados de que é “nome de velho”, “empoeirado”, “cheio de traças”, “cheirando a naftalina”, “nome antigo”. Só que para mim, tudo isso é elogio.

Portanto, vamos à Agostina. Esse nome é a forma feminina italiana de Augustinus, que também se apresenta como Augustina (romano), Agustina (espanhol), Auxtina (basco), Augustine (alemão), Augustyna (polonês). Como não sou a maior fã do mundo da terminação “tina”, prefiro a variante Augustine (francesa e alemã) do que a italiana. Entretanto, essa é uma questão de gosto pessoal.

Agostina então deriva do nome Augustus, que se refere à “sagrado, consagrado, venerável, elevado”, provavelmente derivado da palavra augere que significa “aumentar”. O nome Augusto foi um título acrescentado aos imperadores romanos com a intenção de adicionar a ideia de que seriam seres sagrados.

Em São Paulo, nas duas últimas listas da Arpen/SP (2014 e 2015) não encontrei nenhum registro de Agustina, só mesmo um registro da variante – minha predileta – Augustine, além de apenas 1 Augusta e mais 1 Augustiny. Na lista de compostos encontrei 9 registros de Maria Augusta. Mas de Agostina, nem rastro.

Já em termos de registros totais no Brasil em um período de tempo maior, temos recentemente acesso à ferramenta Nomes no Brasil, do IBGE, baseada no Censo 2010. Ali percebemos que Agostina é o nome de apenas 508 pessoas - pois a variante Augustina e Agostinha são mais apreciadas entre os brasileiros - sendo que a maior parte dos nascimentos de pessoas com esse nome foi na década de 40. 

Por lembrar a palavra agosto, até seria bem interessante nomear uma menina chamada Agostina nascida no mês de agosto. O mês de agosto, como sabem os amantes de História, foi assim denominado em homenagem ao imperador Júlio Cesar, por ele mesmo, em referência a seu título “Augustus”. Antes, o mês se chamava “Sextilis”.

Algumas referências:

Agustina de Aragão, patriota Espanhola
Agustina Bessa-Luís, escritora portuguesa.
Agostina Belli, atriz italiana
Agostina Pietrantoni, religiosa Italiana
Agostina Segatori, modelo italiana.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário