sábado, 23 de julho de 2016

Xanti



Texto publicado primeiro


Incomum, interessante e melódico esse é Xanti. Liga-se à várias culturas, línguas e países. Variante de um nome bastante conhecido e popular em Portugal. Ele tem todos os atributos que um nome pode ter. Sendo assim, podendo conquistar seu coração. Que tal aprendermos, conhecermos e aprofundarmos mais a história desse curioso nome? Sintam-se convidados!

Xanti é a forma basca de Santiago que é espanhola.

A partir do nome Jacob que derivou de Iacobus forma latina de Ιακωβος grego (Iakovos) desde o nome hebraico יַעֲקֹב (Ya'aqov), há três hipóteses de significados, a primeira é "titular do calcanhar" ou "usurpador", a segunda é que outras teorias afirmam que na verdade deriva de um nome hipotético como יַעֲקֹבְאֵל (Ya'aqov El) que significa "que Deus o proteja" e a terceira e última “aquele que sucede”.

Xanti também é uma cidade da Grécia, capital da unidade regional de Xanti, na Macedônia Oriental e Trácia. A municipalidade de Xanti foi formada durante a Reforma de 2011, posta em marcha pelo governo local, por meio da junção de duas antigas municipalidades, que se tornaram unidades municipais: Stavroupoli e Xanti. A parte antiga da cidade é conhecida por toda a Grécia por sua arquitetura particular, combinando Igrejas Bizantinas Gregas com mansões neoclássicas de mercadores gregos dos séculos XVIII e XIX, bem como mesquitas da era Otomana. A cidade também é conhecida pelo seu Festival Anual de Primavera, o qual contribui significativamente para a economia local.

Suas variantes são:
Dídac (catalão), Didacus (espanhol medieval), SantiagoDiego (espanhol).

A popularidade do nome é inexistente. Não se encontra em rankings como:BabyCenter Brasil, ARPEN-SP e nem de registros em Portugal. Mundialmente também não encontra-se dados.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
55% muito bom, 73% masculino, 69% moderno, 65% jovial, 62% informal, 54% comum, 77% urbano, 58% forte, 96% estrangeiro, 62% complexo, 54% sério. 

Personalidade famosa:
  • Xanti Kiroga – ator de 41 anos, cresceu no bairro da Rotxa, onde viveu até seus 25 anos de idade. Sua família ainda vive nesse lugar. 
Curiosidades sobre a Cidade:
  • Contém uma área de 495,4 km² e altitude máxima de 43m (141 pés), com uma população estimativa de 70.873 habitantes, urbana de 63.083 e metro 2541.
Site grego, para quem se interessar em saber mais sobre cultura, turismo, política, entretenimento e muito mais:
http://www.cityofxanthi.gr/ 


Yasmim Paiva.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário