sexta-feira, 22 de julho de 2016

Uriel

.

Uriel é um nome hebraico, אוּרִיאֵל ('Uriy'el), que significaria “Deus é a minha luz” ou então “fogo de Deus”, sendo que este seria um dos sete arcanjos, de acordo com a tradição do judaísmo e algumas tradições cristãs, como a ortodoxa e a copta. Ele é mencionado nos apócrifos e também levado em consideração na Cabala, sendo que Uriel se refere ao anjo de luz, a luz das estrelas.

No Judaísmo, concordam que os nomes dos arcanjos foram atribuídos muito tempo mais tarde, já que nos escritos antigos eles não são nomeados. Uriel e os outros sete são nomeados no apócrifo Livro de Enoque (20: 1-8): Uriel (20: 2) é o primeiro na lista de sete, seguido de Rafael, Raguel, Miguel, Sariel, Gabriel e Remiel. Lá, ele intercede diante de Deus pela humanidade, durante o período dos Vigilantes caídos e seus filhos, os Nephilim.

Na tradição copta, o Antigo Testamento foi mantido na íntegra, sem terem removido nenhum livro. Então, a Bíblia copta tem mais livros que a Cristã. Nesses livros, São Uriel aparece repetidamente. No livro de Enoque, menciona-se Uriel em algumas partes, como o anjo do mundo dos mortos, ou o anjo do trovão ou do tremor (do medo). Em algumas versões, é Uriel que anuncia o dilúvio a Noé.

Nos apócrifos, Uriel seria o anjo que protegeu João Batista da matança de bebês orquestrada por Herodes. Uriel teria levado João e sua mãe ao Egito, onde se encontram com Jesus, Mariae José, história que inspirou a obra de Leonardo da Vinci, “A Virgem dos Rochedos”. No Apocalipse de Pedro, Uriel aparece como sendo o anjo do arrependimento, desprovido de piedade. Na tradição apocalíptica, Uriel tem a chave que irá desbloquear o inferno no fim dos tempos. Uriel aparece ainda no Segundo Livro de Esdras, adição apócrifa ao livro de Esdras, no contexto da literatura apocalíptica, em que é enviado para instruir o profeta Esdras, depois deste ter colocado algumas questões dirigidas a Deus.

No ocultismo, é frequentemente associado à cor verde. Uriel é também chamado de Auriel. É também etimologicamente correlato ao nome Uri (fogo, flamejante, luz), e também de Urias.

Na literatura, Uriel aparece em vários poemas, por exemplo: Em um poema de John Milton, “Paradise Lost”, Uriel é responsável pela área de sol, servindo como olho de deus, embora inconscientemente dirige Satanás para a terra recém criada; No poema de Raph Waldo Emerson, Uriel é um jovem que se baseia na palavra de Deus para proclamar o relativismo e o eterno retorno.

Uriel, enquanto personagem fictício, tem sido utilizado por diversos autores. Na adaptação cinematográfica de 1995 do romance Hideaway de Dean Koontz, Uriel protagoniza a cena final que representa uma batalha contra um demónio. No livro de Phillippa Gregory, The Queen's Fool, Uriel tem um papel numa visão. No livro A Batalha do Apocalipse, do escritor brasileiro Eduardo Spohr, Uriel aparece como um dos cinco arcanjos que auxiliaram Deus na batalha contra os deuses das trevas, antes da criação do mundo. Era o patrono da casta dos Querubins, os anjos guerreiros. Foi morto pela espada de Miguel, ao tentar adentrar no local do suposto sono de Deus, sem permissão.

Em outras línguas temos as variantes: Uriele, Uriello (italiano), Uriela (feminino italiano), Uriil (búlgaro), Ouriel (grego antigo), Urielis (lituano), Uriël (holandês), Auriel (variação em hebraico).

Nos Estados Unidos, Uriel esteve na posição #489 no ano de 2014. É um nome bastante popular no México, onde encontrava-se na posição 47 no ranking mexicano masculino do ano de 2013. Já no Brasil, é bem pouco usado: Na lista da Arpen/SP do ano de 2015, foram apenas 34 registros do nome. Portanto, para quem gosta de nomes de anjo, com a terminação –el, e já enjoou dos mais populares (Gabriel, Miguel e Rafael). Lembrando, porém, que ele é considerado um arcanjo nas tradições judaica, ortodoxa e copta, e não na igreja católica e outras igrejas cristãs comumente praticadas no Brasil.

O arcanjo Uriel, juntamente com todos os outros, exceto Gabriel, Miguel e Rafael, teve seu culto proibido pelo Concílio de Nicéia e mais tarde também pelo Papa Zacarias, para evitar a idolatria. Consequentemente a Igreja Católica considera Uriel um nome adéspota.

Algumas referências:

Uriel da Costa ou Acosta (Porto, 1585 - Amsterdã, 1640) foi um filósofo judeu de nacionalidade portuguesa, descendente de judeus da Espanha. 

Uriel de Rezende Alvim (Belo Horizonte, 25 de setembro de 1913 - Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 1972) foi um político brasileiro do estado de Minas Gerais.

Uriël Rosenthal, político holandês;

Uriel é um personagem da série de televisão “Supernatural”.




.

Um comentário:

  1. Muito bom artigo, gostaria de mais informações e nome de livros para pesquisa, obg

    ResponderExcluir