terça-feira, 5 de julho de 2016

Tarsila

.
Um nome antes de tudo, charmoso. Tarsila é bonito, interessante e sonoro. É uma ótima opção de escolha, desde que, evidentemente, seu sobrenome não seja nada próximo de “do Amaral”.

Para quem gosta de arte, é uma excelente forma de homenagear uma artista da terra, que inclusive, inspirou até a criação de um perfume intitulado “Tarsila”, da marca “O Boticário”. Além disso, tem uma história por detrás, então não é apenas um nome. É um nome quem crescido nas intenções dos pais e mães – segundo os fóruns que participo – mas ainda não cresceu quase nada nos registros: Apenas 16 registros em 2015 no estado de São Paulo, e 14 no ano anterior, conforme dados da Arpen/SP.

Assim, uma escolha de Tarsila não quer dizer que essa criança será a única bebê brasileira com esse nome, mas que provavelmente será a única na escola, no trabalho, e dificilmente virá a conhecer outra Tarsila tão cedo. A irmã da Luana Piovani – elas se chama Laicy, que tem muito mais bom gosto que ela – teve recentemente uma bebê chamada Tarsila.

Elogios à parte, Tarsila é um nome difícil de desvendar. Você já dá com a cara na porta quando procura sua origem e significado no Behind The Name, e outros sites confiáveis. Em outros sites, encontra-se “do teutônico, significando corajosa”, mas não tem como fiar-se nessas informações sem uma pesquisa mais aprofundada.

Isso significa, basicamente, horas e horas de pesquisa infrutífera, pois esse nome não é usado fora do Brasil e é bem difícil de encontrar (sabe um nome “brasileiro”? Aqui está). A maioria expõe que Tarsila é um derivado de Társio, nativo da cidade de Tarso, uma cidade da Ásia Menor. Provavelmente, transmutaram o nome Tarso inserindo um sufixo comum feminino “ila”, ou do grego “tarsos”, que quer dizer “coragem, audácia”.

Aproveitando o post, vou replicar um relato que achei na Internet feito por uma pessoa chamada Tarsila:

“Hoje é meu aniversário e curiosamente descobri uma coisa sobre o meu nome, então achei apropriado.
Nunca tive muita certeza da origem do meu nome, claro que foi inspirado na famosa pintora brasileira Tarsila do Amaral, mas o que significa “Tarsila”?
Sempre encontrei coisas como “derivado de Tharsáleos ou Tarcísio” que vem de “Tarso”, de origem grega que significa “confiança, coragem” e que “indica uma pessoa que não dá muita importância aos bens materiais, quer apenas o suficiente para levar uma vida tranqüila e poder buscar a evolução espiritual.”.
Nunca saiu disso, mas eu não ficava satisfeita, Tarsila não é Tarcísio.
Hoje me deu uma vontadezinha de procurar (e olha que já fiz isso muitas vezes) e olhem só o que eu descobri:
Tarsila, do jeitinho que escreve o meu nome, é, na verdade o nome de um documento. As Tarsilas (também conhecidas como Sarsilas ou Silsilahs) significam corrente ou conexão e são utilizadas para provar a legitimidade das famílias nobres de filipinos mulçumanos (!) Tarsilas mostram quem pertence a qual linha de descendência, seja através de afinidade ou casamento…ou seja, Tarsila é mais ou menos uma árvore genealógica, contudo ela geralmente só traça até o ancestral mais famoso ou nobre.
Eu vejo a coisa assim… meu nome significa uma união legítima de pessoas, um grupo que forma uma unidade, uma linha de vidas, uma história. Isso me deixa muito feliz porque significa o registro de um desenvolvimento e é assim que eu me sinto – uma conexão entre vidas e pessoas!”

*** Não comprovei as informações extras.

Outras referências, além da artista Tarsila do Amaral:

Tarsila Rorato Crusius, filha da ex-governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius. Psicóloga, atuou, de forma voluntária, durante o governo de Yeda Crusius (2007-2010) como presidente do Comitê de Ação Solidária do Rio Grande do Sul. O espaço substituiu o tradicional Gabinete da Primeira-Dama.

Társila Córdoba Belda foi uma mártir católica, morta durante a Guerra Civil Espanhola. Após a tragédia pessoal da morte de seu esposo e de seus três filhos, participou ativamente da vida eclesiástica. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 11 de março de 2001.



.

2 comentários:

  1. Adorei o texto! Em 2014 tive uma filha e dei o nome de Tarsila. Obrigada por escrever algo somente para as Tarsilas!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o texto. Finalmente uma descrição mais completa sobre meu nome 🩷

    ResponderExcluir