sexta-feira, 29 de julho de 2016

Sebastian - Parte II

.

Não me lembro da primeira vez em que ouvi, mas quando comecei a prestar atenção, me encantei! Há tudo que eu amo em um nome: internacional, longo e equilibrado (nem meigo e nem forte). Além de que só tenho referências boas, que são entre eles: personagem de desenho, piloto de formula 1, ator de uma da séries mais amadas atualmente. Não existe uma má associação, o que já é um bônus grande!

Sebastian é a versão alemã, inglesa, sueca, norueguesa, holandesa, polonesa, finlandesa e romena de Sebastião que é portuguesa.

A partir do nome em latim Sebastianus que significava "de Sebaste". Sebaste era o nome de uma cidade na Ásia Menor, seu nome que deriva do grego (sebastosσεβαστος"venerável(a tradução do latim Augustus, o título dos imperadores romanos). Saint Sebastian era um soldado romano do século III, martirizado por setas depois que se descobriu que ele era um cristãoDevido à popularidade do santo, o nome entrou em uso geral na Europa medieval, especialmente em Espanha e França. Ele também foi levado por um rei do século 16 de Portugal, que morreu emuma cruzada contra Marrocos.

Suas variantes são:
Sebastijan (croata)SebastiaanBasBastiaan (holandês)Sébastien,Bastien (francês)Sebestyén (húngaro)Sebastiano (italiano)Sebastianus (latim romano)Sebastião (português)SevastianSevastyan (russo)Sebastijan,SebastjanBoštjan (esloveno)Sebastián (espanhol).

O nome não se encontra na lista dos 100 masculinos mais registrados no ano de 2014, pelo Baby Center Brasil. Em São Paulo, na lista da ARPEN/SP em 2014 nasceram 45. Em Portugal, no mesmo ano nasceram 11 e 1 Sebastián (grafia espanhola), com o composto Sebastián Miguel. Foram 9 compostos com o nome, sendo estes: Sebastian Thunvisith, Sebastian Nahuel, Sebastian Antonio,Sebastian Manuel, Sebastian de Jesus, Dário Sebastian, Alexandru Sebastian, Gabriel Sebastian e James Sebastian. No mundo, ao contrários dos países lusófonos, ele é bastante popular, segue o ranking: 5º Chile, 6º México, 12º Áustria, 16º Noruega, 28º Dinamarca, 32º Austrália, 32º República Tcheca, 34º Estados Unidos, 38º Inglaterra, 45º Polônia, 53º Canadá, 59º Nova Zelândia, 63º Suécia, 87º Irlanda, 91º Suíça, 97º Croácia e 307º Holanda.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
73% muito bom, 97% masculino, 79% clássico, 67% maduro, 80% formal, 79% incomum, 52% natural, 66% maravilhoso, 75% forte, 78% refinado, 72% sério.

Personalidades famosas:           
  • Sebastian – personagem do filme “A pequena Sereia” de 1989, representado por um caranguejo;
  • Sebastian Vettel – automobilista alemão. Em 2010, tornou-se o mais jovem campeão da história da Fórmula 1, correndo pela escuderia Red Bull, equipe campeã de construtores também na mesma temporada;
  • Sebastian Stan – ator norte-americano nascido na Romênia. Tornou-se conhecido por interpretar o principe Jack Benjamin no seriado Kings, Carter Baizen no seriado Gossip Girl e o Chapeleiro Maluco, Jefferson, na sérieOnce Upon a Time;
  • Sebastián Rulli -ator e modelo argentino. Tornou-se conhecido por interpretar nas novelas RubiTeresaAmores VerdaderosUm gancho al corazón e Lo que La vida me robó;
  • Sebastian Bach - vocalista de hard rock e heavy metal. Foi integrante de bandas como Kid Wikkid, Madam X, Herrenvolk, VO5 e Skid Row.



Yasmim Paiva.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário