sábado, 9 de julho de 2016

Pablo

.

Pablo é a forma espanhola do nome Paulo. O nome Paulo é a forma portuguesa e galega de Paulus (Paul, em inglês). Origina-se do nome romano Paulus, que significa “pequeno” ou “humilde”. Paulo foi um importante líder no início da Igreja Cristã, e sua história é contada no Novo Testamento, no Livro de Atos. Seu nome hebraico original era Saul. A maioria das epístolas do Novo Testamento foram criadas por ele.

Em termos de dados coletados no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Pablo é o nome de 133.420 pessoas. Isso faz dele o 106º nome mais usado para homens em todo o Brasil, no período de 1930-2010. 

Quanto aos registros, esse nome era praticamente um desconhecido antes de 1970, quando sua proporção começou a subir. Nos anos 2000, foram mais de 63 mil registrados, sendo a maior quantidade. Possivelmente, esse número aumenta a partir de 2010, mas não temos esses dados. Podemos dizer assim, que Pablo é um nome de uso moderno e recente no país.

Apesar de sua popularidade ser razoavelmente boa, nem se compara à variante portuguesa do nome, Paulo, que tem 1.417.907 pessoas existentes e é o 6º nome mais popular no Brasil. 

Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com a lista da Arpen/SP, Pablo foi o nome escolhido para 670 meninos. Não pode ser considerado um nome absurdamente popular, mas já encontra muitos adeptos no Brasil. Ultimamente, o nome tem estado na mídia frequentemente, após o sucesso do cantor Pablo, o que nos faz supor que o nome seja ainda mais registrado especialmente nos estados abrangidos pela música dele, no Norte e no Nordeste.

Pablo Andújar, tenista espanhol;
Pablo Batalla, jogador de futebol argentino;
Pablo Espinosa, ator espanhol;
Pablo Neruda, poeta, escritor, ativista e diplomata chileno;
Pablo Osvaldo, jogador de futebol argentino naturalizado italiano;

Pablo Picasso, pintor e escultor espanhol.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário