segunda-feira, 18 de julho de 2016

Otoniel

.
Otniel (ou Otoniel nas línguas latinas, nascido em cerca de 1438 a.C., segundo o Chronicon (Jerônimo)) significa "Leão de Deus" ou “Força de Deus”, em hebraico. No Antigo Testamento, ele é sobrinho de Caleb, que se torna o primeiro dos juízes dominantes dos israelitas, nomeado após a morte de Josué.

Está mencionado em alguns versículos da Bíblia, como: Otoniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, a conquistou; e Calebe lhe deu sua filha Acsa por mulher” (Josué 15:18). Ou ainda, “Mas, quando clamaram ao Senhor, ele lhes levantou um libertador, Otoniel, filho de Quenaz, o irmão mais novo de Calebe, que os libertou” (Juízes, 3:9).

Quando ao significado, eu aposto muito mais em “Força de Deus”, já que “leão de Deus” é o significado de Ariel, e as grafias são muito diferentes para comportarem o mesmo significado.

Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com dados da Arpen/SP, Otoniel foi registrado 3 vezes apenas, além de 1 Otonyel. Portanto, apesar de ser um personagem bíblico importante, Otoniel não leva os mesmos registros que outros nomes bíblicos igualmente proeminentes.

Durante nossas pesquisas, encontramos as grafias Otniel, Othniel (inglês) e Othnïel (alemão), sendo que as grafias latinas variam entre Otniel e Otoniel.

Para quem gosta de nomes bíblicos, está identificado com a religião cristã e tudo mais, Otoniel parece ser uma boa alternativa, além disso diferenciada. Pois há nomes bíblicos já saturados, e outros que parecem um tanto quanto estranhos a nossos ouvidos. Isso não se passa com Otoniel, afinal, é mais um nome masculino terminado em “el” como tantos outros e mais, vem com “Oto” nas duas iniciais, que é um nome germânico razoavelmente conhecido.

Algumas referências:

Otoniel Carlos de Lima (São Paulo, 16 de junho de 1969)[1] é um político e militar reservista brasileiro filiado ao Partido Republicano Brasileiro (PRB), em seu primeiro mandato como deputado federal por São Paulo.

Otoniel e Oziel (Otoniel e Oziel Moura de Paula) foi uma dupla de cantores do segmento evangélico, filhos do Pastor Antônio de Paula e irmãos do conhecido cantor Ozeias de Paula. Iniciaram sua carreira musical com o LP "Palácio do meu Rei", em 1967.

Otniel (hebraico: עָתְנִיאֵל) é um assentamento judaico ortodoxo israelense nas Montanhas da Judeia do sul, sul de Hebron, na Cisjordânia. Cerca de 30 famílias vivem em Otniel.
Otoniel Serra é um ator brasileiro, que interpretou o personagem Gastão na novela da Rede Globo, Irmãos Coragem.

Othniel Charles Marsh (29 de outubro de 1831 - 18 de março de 1899) foi um paleontólogo norte-americano. Marsh foi um dos cientistas mais proeminentes no campo;

Othniel Looker House é um edifício histórico registrado em Harrison, Ohio, listado no Registro Nacional em 5 de Junho de 1975.


Otoniel Mota é uma Escola Estadual de Ensino Médio em Ribeirão Preto. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário