sábado, 9 de julho de 2016

Nikolai




Nicolas é um dos nomes masculinos mais apreciados no momento no Brasil, o que faz a sua popularidade subir demasiadamente, e ao mesmo tempo, perder um pouco do brilho. Nicolau, que seria a versão portuguesa, é considerado antigo, pesado e ultrapassado para os ouvidos modernos dos brasileiros. Então, vamos tentar ofertar um meio termo: nem muito popular, nem muito ultrapassado.

Para mim, essa é a definição de Nikolai, a versão russa do nome. A raridade e exclusividade do nome já podem ser visualizados na lista da Arpen/SP (2015) onde temos o registro de apenas 1 Nikolai, enquanto há 3431 Nicolas (sem contar outras grafias). 

Seu significado é composto a partir do nome grego Νικολαος (Nikolaos) que significava "vitória do povo" {de νικη grego (NIKE) "vitória" e λαος (Laos) "povo"}.

Como sendo a minha variante predileta do nome Nicolau, posso dizer que o acho charmoso, elegante, e carregado de toda aquela aura russa, para quem gosta e admira esse país. Adoro vários nomes masculinos russos, como Grigori, Dimitri, Andrei, Vladimir, e Nikolai está elencado entre eles.

Embora uma variante estrangeira, não vejo problema em seu uso no Brasil, desde que escrito corretamente – não, colocar “Nicolai” não vai ajudar em nada, a não ser deixar a grafia feia – pois afinal, já nos habituamos há muitos nomes estrangeiros, e Nicolas já fez muito sucesso por aqui para Nikolai ser considerado “estranho” ou de difícil pronúncia e escrita.

Algumas referências:

Nikolai Gogol foi um proeminente escritor, autor de “Almas Mortas” e “O Diário de um louco”.

Nikolai Rimsky-Korsakovfoi um militar, professor, maestro e compositor russo, membro do grupo de compositores conhecidos como "Os cinco"

Nikolai Grigoryevich Rubinstein foi um pianista e compositor russo. Ele era irmão mais novo de Anton Rubinstein e amigo pessoal de Tchaikovsky.

Nikolai também é um personagem de uma série de jogos chamada “Castlevania”.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário