sexta-feira, 1 de julho de 2016

Merida



Conheci o nome Merida a partir do filme Valente (Brave), lançado em 2012, pela Walt Disney Pictures/Pixar. A princesa Merida é uma princesa escocesa que gosta de arco e flecha, e desencadeia problemas em seu reino ao tentar contestar sua mãe, a Rainha Elinor.

Para se livrar do casamento com o herdeiro de um dos quatro clãs das Terras Altas, Merida acaba jogando um feitiço terrível em sua mãe, que acaba virando um urso. Para reverte-lo ela passa por inúmeras aventuras.

A Princesa Merida é a décima integrante da franquia Disney Princesas, além de uma personagem criada para reverter a ideia de "donzela em apuros" e ser um ícone de força feminina para crianças em todo o mundo. Na versão original de Valente, a protagonista é dublada por Kelly McDonald enquanto que no Brasil tem a voz de Luisa Palomanes.

Segundo uma submissão de usuário no Behind The Name, o nome Merida origina-se no Espanhol, a partir da terceira palavra do nome Colônia Latina Emerita Augusta, a partir do feminino de Emérito, ou seja, “veterano”, significando geralmente uma pessoa que se aposentou mas manteve o título anterior.

O nome do lugar se refere a uma cidade ibérica fundada como uma colônia de veteranos imperiais. Merida é o nome de várias cidades e lugares ao redor do mundo. Entre eles:

Mérida (Espanha) — capital da região da Estremadura, Espanha
Mérida (México) — capital do estado de Iucatão, no México
Mérida (estado) — estado na Venezuela
Mérida (Venezuela) — capital do estado com o mesmo nome, na Venezuela


Apesar da princesa Merida ser uma das minhas personagens favoritas, eu teria restrições em usar esse nome, uma vez que tirando o “i” do nome pode dar muito motivo para bullying, além de parecer “marida” (marido).



Nenhum comentário:

Postar um comentário