quinta-feira, 21 de julho de 2016

Melusine

.
Melusine, no Behind The Name, é apontado como tendo significado desconhecido. No folclore europeu, Melusine era uma fada da água que se transformou em uma serpente da cintura para baixo todos os sábados. Ela fez seu marido, Raymond de Poitou prometer que nunca entraria no seu quarto nos sábados, mas ele quebrou essa promessa, e ela o deixou para sempre. Há também a variante – menos melodiosa – Melusina.

Melusine não parece ter sido um nome feminino muito popular na Europa, mas Ehrengard Melusine von der Schulenburg, Duquesa de Kendal e Munster, amante de George I da Grã- Bretanha, foi batizada com esse nome do meio em 1667. Sua filha, Petronilla Melusine von der Schulemburg, sua filha com George I foi nomeada após a mãe.

Martinho Lutero acreditava que Melusine era uma súcubo. Melusine é um dos espíritos das águas pré-cristãos que às vezes são responsabilizados pela troca de crianças. A "Dama do Lago" que sumiu com o bebê Lancelot e o criou, era desta espécie perigosa de ninfa das águas. Em algumas peças de literatura, Melusine é apresentada como uma descendente da serpente que tentou Eva no Jardim do Éden, causando a expulsão do primeiro casal humano do paraíso.

Esse nome é incomum e super desconhecido no Brasil, e na verdade, eu não tinha ideia sobre a sua existência antes de tropeçar com ele em um grupo de nomes no Facebook. É bastante agradável e tem um misticismo interessante por trás dele. Num primeiro momento, Melusine pode parecer um tanto estranho. Mas se pensarmos que há muitos nomes terminados em “ine” usados no Brasil, e começados com “Mel”, como o super popular Melissa (2.414 registros), e além dele, Melanie, Melody, Melânia, Melinda, Melisande, Melina. Então, pela lógica, é fácil se acostumar.


Referências:

Mélusine Mayance, é uma atriz francesa. Mélusine Mayance é conhecida principalmente pelo filme A Chave de Sarah (2010), onde ela é uma das protagonistas, fazendo o papel de Sarah Starzynski. Também é conhecida pelo filme Ricky, em que ela faz o papel de Lisa. Além desses filmes, ela faz diversos programas de TV franceses.

Melusine Vaglio, nascida em 19711 em Arras, é uma autora francesa de thrillers esotéricos. É nomeadamente a criadora da série de fantasia Kitty Lord.

O título do primeiro romance de Jakob Wassermann é Melusine. Curiosamente, seu sobrenome (Wassermann) significa "homem da água" em alemão.

"The Fairy Melusine" é um poema épico escrito pela poetisa fictícia Christabel Lamotte no romance popular "Possession" de A.S. Byatt.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário