sexta-feira, 1 de julho de 2016

Marjorie

.



Marjorie é a variante medieval de Margery, influenciado pelo nome da erva manjerona. Depois da Idade Média se tornou raro, mas foi reavivado no final do século XIX. Margery por sua vez é a forma inglesa medieval de Margareth, que é derivado de Margarita, que origina-se no grego e significa “pérola”. Provavelmente, pego um empréstimo do sânscrito Manyara.

Um pequeno problema de Marjorie é a soletração: sempre precisará soletrar por que ninguém é obrigado a saber que Marjori (a pronúncia) se escreve com um “e” a mais no final: Marjorie. É realmente uma pegadinha de grafia. Porém, é um nome internacional, facilmente reconhecido na maioria dos países e pronunciado corretamente na maioria das línguas.

Não é um nome que tenha aceitação unânime, mas os ouvidos brasileiros já estão acostumados ao seu uso, até pela popularização da atriz e cantora Marjorie Estiano (que além de outras coisas, interpretou Bibiana no filme O Tempo e o Vento, sendo que seu primeiro papel relevante na televisão foi como a vilã Natasha, no seriado Malhação, da Rede Globo). Ele não causaria más reações, nem estranhamento, pois ele soa estrangeiro, mas sem aquele conceito de “americanização”. Por isso, é um nome estrangeiro que funciona muito bem no Brasil.

Inclusive, o nome da Marge Simpson é Marjorie Jacqueline Bouvier Simpson. Na versão original de Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, Marjorie Dursley é o nome da irmã do tio Valter, no português, traduzido para Guida.

Marjorie encontra-se na posição 720 nos Estados Unidos em 2014, e apareceu no ranking do Canadá em 1953 na posição 81, sendo que foi top 10 desse país em 1916, por isso, no Canadá, provavelmente Marjorie é considerado “nome de avó”, bem diferente da conotação que tem aqui. Na França, em 2004, Marjorie estava na 405ª posição.

No Brasil, no ano de 2015, foram registradas: Marjorie (109), Marjory (18), Marjorye (12), Marjori (3), Marjore (2), Marjoli (1), Marjourie (1). Em 2014, foram 101 registros de Marjorie.





.

Um comentário: