segunda-feira, 18 de julho de 2016

Maraíra

.
Maraíra é um nome indígena de origem tupi-guarani que possivelmente significa “pessoa que aprecia mel”, predominantemente usado no gênero feminino. É um nome que tem poucas referências, a não ser algumas pessoas nomeadas assim que detém perfis no facebook ou alguma ou outra notícia no Google.

O que é no mínimo curioso, pois Maraíra é um nome indígena tão bom quanto Maíra e Mayara, com os quais tem bastante semelhança. Possivelmente ele é formado pelo elemento “myra” (pessoa) e ‘yra (mel). Daí podemos retirar muitas impressões, desde “pessoa de mel”, ou “pessoa que gosta de mel”.

Na lista da Arpen/SP não encontrei nenhuma Maraíra, com ou sem acento. Mas encontrei por exemplo, o nome Maraísa, que em sonoridade se aproxima muito, e até onde eu sei, é fruto da imaginação das pessoas. Com terminações parecidas encontrei Maíra, Samira e Anaíra, entre outros.

Tanto as letras iniciais quanto a terminação do nome são bastante habituais aos nossos ouvidos, mas Maraíra assume uma sonoridade bem exótica pela repetição do “r”. Acredito que é um dos nomes indígenas mais legais, que ainda precisam ser descobertos, mas com grande potencial de ter mais registros no Brasil.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário