domingo, 17 de julho de 2016

Maraína





Aparentemente, Maraína é uma elaboração artística de Mariana misturada com Janaína, ou talvez, uma alteração do nome indígena Maraíra. Sem conseguir encontrar qualquer informação válida na Internet, suponho que seja um nome inventado a partir de outros nomes, ou então, um termo em um idioma que até então, desconhecemos.

Entre todas as hipóteses que poderíamos elaborar, Maraína provavelmente tem origem e significado desconhecidos.

Nos Estados Unidos, segundo o Namepedia, há 26 pessoas chamadas Maraina, mas ele não é sequer usado por qualquer pessoa desde 2006. As ocorrências de Maraina (sem acento) foram em 1994 (5), 1997 (6), 2000 (5), 2002 (5). Já outro site diz que Maraina foi encontrado 34 vezes em pelo menos 8 países diferentes.

Não temos como ver registros passados no Brasil, mas nas últimas listas, não temos nenhum registro de Maraína. Mas no google e no facebook é possível achar várias pessoas com esse nome.


Porém, apesar de parecer inventado e não ter significado definido, Maraína tem uma sonoridade legal e bonita. Não é um nome que soe bizarro ou que fique “claro” que é uma estropiação. Acho uma alternativa diferente para quem gosta de nomes adaptados. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário