segunda-feira, 4 de julho de 2016

Licurgo



Para quem é do Rio Grande do Sul, o nome Licurgo não é totalmente desconhecido. Não sei por que cargas d’água o nome Licurgo tem lá seus representantes aqui. Além disso, é o nome artístico do parceiro do comediante Jair Kobe, e seu personagem Guri de Uruguaiana. Licurgo é o “gaúcho-emo”.

Licurgo é a forma espanhola e portuguesa de Lycurgus. Esta, por sua vez, é a forma latinizada do grego Λυκουργος (Lykourgos), derivado de λυκος (lykos) "lobo" (λυκου genitivo) e εργον (Ergon) "trabalho, ação". 

Na lenda grega este era o nome de um rei que foi levado à loucura pelos deuses por causa de sua impiedade. Este foi também o nome de um legislador espartano do século 9.

Quem diria que o nome que acho tão caricato e ligo imediatamente ao comediante, seja o nome de reis espartanos e de personagens da mitologia grega. Seja como for, Licurgo não tem encontrado repercussão nas listas de registros nas últimas décadas, pois tem uma sonoridade um pouco pesada.

Referências:

Pessoas:

Licurgo de Esparta (c. 700 – 630 a.C.), legislador espartano.
Licurgo (tirano de Esparta), rei espartano na época da decadência.
Licurgo de Atenas (década de 390 - década de 320), político ateniense.

Personagens mitológicos:

Licurgo (Arcádia), rei árcade.
Licurgo (Trácia), oponente do deus Dioniso.
Licurgo (rei da Nemeia) e filho de Feres, seu filho morreu por negligência da sua babá, quando esta foi mostrar onde havia água para a expedição dos Sete contra Tebas
Licurgo (filho de Pronax), um dos epígonos, possivelmente ressuscitado por Esculápio

Licurgo, também conhecido como Licomedes, personagem de Homero.



.

Um comentário: