sábado, 16 de julho de 2016

Libélula

.
“Dizem que as Libélulas são seres frágeis, de vida curta, que só alcança o voo quando adulta, não...ela só não perde tempo, fazendo-nos lembrar que a vida é um sopro, que deve ser vivida ao máximo. Para mim simboliza força, coragem e um ser muito evoluído. Dizem que você tem sorte se uma Libélula pousar em você, pois então, considero-me a mais sortuda pois, pousa em minha alma a Libélula mais linda que já vi”. (Flávia Abib)

Insetos nem sempre são vistos como criaturas belas e simbólicas, muitas vezes as pessoas tem nojo ou medo deles; Mas alguns deles escapam desse estereótipo, ganham nosso amor, como joaninhas, borboletas e o motivo do nosso post: a Libélula. Elas são bonitas e inofensivas. Nossa questão é: Pode se tornar Libélula um nome próprio?

Bem, vamos aos fatos. Biologicamente falando, as Libélulas tiveram a chance de crescer até um metro de comprimento no passado, e não, não era nada inofensiva. Na verdade, se a Libélula gigante (ou Meganeura) da pré-história ainda estivesse viva, poderia estar no comando do planeta no lugar dos humanos. Isso por causa do seu apetite voraz. São ótimas caçadoras, capturando 95% das presas que caçam – para efeito de comparação, tubarões só conseguem metade das presas que perseguem, e  leões, com sorte, agarram apenas ¼ de seus alvos. As espécies mais rápidas podem voar a até 80 quilômetros por hora, o que faz da Libélula o mais veloz dos insetos. Se Libélulas fossem grandes o bastante para comer gazelas, leões morreriam de fome e seriam extintos.

Além disso, suas asas manobram o ar como um helicóptero, podendo pairar, voar para frente, para trás, para os lados, mudar de direção e até voar de cabeça para baixo. Delicada e poderosa, cada asa está ligada ao tórax e a um grupo muscular separado. É por isso que a simbologia em torno da Libélula diz que ela representa o sopro da mente, a velocidade do pensamento.

Libélula voando
pára um instante e lança
sua sombra no chão”
H. Masuda Goga

A maior parte da vida de uma Libélula é no estado larval, as chamadas “ninfas”, que vivem debaixo d’água. Algumas espécies vivem assim por até 5 anos, e passam um período de seis ou sete meses como adultas. O que é um ciclo de vida surpreendentemente longo para um inseto. Por viver tanto tempo em forma de larva, ao alçar vôo, ela já é adulta e o faz intensamente. Ela não tem tempo pra perder e nos lembra do poder do viver o momento e viver a vida ao máximo. Ela nos lembra que é vivendo o agora que você está em plena consciência de quem é, onde está, o que faz, o que quer e o que não quer.

Uma outra coisa muito interessante sobre Libélulas é que elas passam por um longo ciclo de nada mais nada menos que 17 metamorfoses, sendo que a última é a mais impressionante: A Libélula rompe seu exoesqueleto pelo dorso e libera a cabeça e o abdome, sendo que as asas demoram cerca de três horas para ficarem sólidas e secas. É por essas e outras que no Vietnã e em outras culturas asiáticas, tradicionalmente, a Libélula é o símbolo da transformação e o processo constante da mudança da vida. Além disso, é considerada uma mensageira entre “mundos”, já que transita entre ar e água, transpassando as influências de ambos os elementos por onde passa.

Outra característica marcante é que Libélulas são seres muito exigentes: Elas não habitam águas com alteração química ou sinais de poluição. Por isso, são consideradas ótimos bioindicadores.

“Regato tranqüilo:
uma Libélula chega
e mergulha os pés”.
Anibal Beça

Em diversos lugares, ela é conhecida por muitas outras denominações, mas o nome Libélula no entanto, vem do latim libellulus, diminutivo da palavra liber, que significa "livro", por causa das semelhanças de suas asas com um livro aberto. Em outras palavras, a palavra Libélula, quer dizer, “livrinho”. Uma outra fonte que encontrei diz que Libélula vem do Latim libella, diminutivo de libra, “balança”, pois ela parece se balançar no ar durante o vôo. Existe em nosso idioma o verbo librar, que significa “sustentar-se no ar, colocar em equilíbrio”.

Quando acasalam, as Libélulas formam um coração, por que precisam fazer uma espécie de contorcionismo.

O que seria então minha Alma
se não uma Libélula?
Flávia Abib

A Libélula é uma pequena e aparentemente frágil criatura que sempre nos chama atenção. Elas simbolizam coragem, força e felicidade. Sorte a sua se um pousar em você. Os Vietnamitas preveem as chuvas pela maneira como as Libélulas voam – voos baixos significam chuva chegando, voos altos significam dias de sol. Em Laos, Vietnã, sábios ensinam que a Libélula representa três valores do Budismo Teravada:

  • desapego (do stress)
  • humildade (com seu entorno)
  • efemeridade (do momento)
O que, é evidente, faz uma metáfora com a nossa vida, sobre viver com estes princípios, com vivacidade e sem arrependimentos, como uma Libélula adulta.

O amor é uma Libélula que pousa na nossa janela pouquíssimas vezes. Corra atrás da sua Libélula, sem medo de se machucar. Viva o seu romance. Viva o seu último romance.
Lucas Silveira

O significado da Libélula é diferente em cada cultura. Mas tem como principais simbolismos a renovação, força positiva e o poder da vida em general. As Libélulas podem também ser um símbolo do sentido do self que vem com a maturidade. É também relacionada como uma criatura do vento, por isso a Libélula frequentemente representa uma mudança. Como a Libélula vive uma vida curta, sabe que deve viver sua vida o mais plenamente possível com o curto tempo que tem - o que é uma lição para todos nós.  Colhi na internet uma série de simbolismo em relação a Libélula que mostra o quão místico é esse animalzinho.

  • Maturidade e profundidade de caráter - a líbélula em quase toda parte do mundo simboliza a mudança. Mudança na perspectiva da auto-realização e do tipo de mudança que tem sua origem na maturalidade mental e emocional que é a compreenção do significado mais profundo da vida.

  • A tradicional associação das Libélulas com a água também dá origem a esse significado. O vôo da Libélula correndo através da água representa um ato de ir além do que está na superfície e olhar para as implicações mais profundas no aspécto da vida;

  • Poder - O vôo ágil da Libélula e sua capacidade de se mover em todas as seis direções exalam um sentimento de poder e equilíbrio - algo que só vem com a idade e maturidade. A Libélula pode se locomover a incríveis 45Km/h, pairar como um helicóptero, voar para trás como um beija-flor, para cima e para baixo, além de ambos os lados, o que representa o sopro da mente.

  • O aspecto inspirador é a forma como a Libélula realiza os seus objetivos com a maior simplicidade e eficiência. A melhor parte é que a Libélula faz isso com elegância e graça que pode ser comparado a uma bailarina veterana.

  • Derrota às auto-ilusões - A Libélula expõe sua iridescência tanto em suas asas, como sobre o seu corpo. Iridescência é a propriedade de um objeto para se mostrar em cores diferentes dependendo do ângulo e da polarização da luz que cai sobre ele.
    Esta propriedade é vista como o fim das ilusões criadas por si mesma, transformando-se numa visão clara sobre a realidade da vida. A propriedade mágica de iridescência também está associada com a descoberta das próprias capacidades de desmascarar o verdadeiro eu e remover as dúvidas quanto a sua própria identidade. Diretamente falando, essa ação significa auto-descoberta e remoção das inibições.



  • Foco na vida e no momento - A Libélula vide normalmente a maior parte de sua vida como uma ninfa, imatura. Ela voa por apenas uma fração da sua vida e geralmente não mais que alguns meses. A Libélula adulta faz tudo nestes poucos meses e não deixa nada a desejar. Este estilo de vida simboliza e exemplifica a força do viver o momento e viver a vida ao máximo. é no viver do momento que você está ciente de quem você é, onde está, o que você está fazendo, o que você quer, o que não quer, além da possibilidade de fazer escolas com base no momento em que se vive.
    Esta capacidade permite que você viva sua vida sem arrependimentos como uma Libélula grande.



  • Um olhar que vai além - Os olhos da Libélula possui uma capacidade de visão incrível e inspiradora. 80% do seu cérebro está voltado para a potencialização da sua visão, propriciando assim uma vista de 360° em torno de si. Esta visão global simboliza a visão desinibida da mente e a capacidade de ver além das limitações do ego humano. Simboliza também o abrir dos olhos do homem para o além do materialismo, ver na imensidão do universo e da mente humana a sua essência, o seu espírito.

Há muitas reapresentações diferentes da Libélula; todas relacionadas com a cultura de determinados locais:

1) Por exemplo, no Japão, a Libélula simboliza a luz e novas alegrias. Outros têm a Libélula como represente da sorte, da prosperidade, a rapidez, o pureza, a harmonia e a força dos bons. Alguns nativos americanos acreditam que as Libélulas são as almas dos mortos. Há também muitas culturas que acreditam que o significado da Libélula é a felicidade, a coragem e os pensamentos subconscientes. Acredita-se também que se duas Libélulas emparelhadas junto que representam o amor e a maturidade.

2) A Libélula foi um símbolo da felicidade, novos começos e a mudança por muitos séculos e mesmo que a representação da Libélula pareça mudar dentre as culturas, algumas coisas são similares; a Libélula significa a esperança, a mudança e o amor. Algumas culturas relacionam as Libélulas como símbolo da riqueza financeira. Com as mudanças constantes do mundo, não é nenhuma surpresa que mais e mais povos tenham adotado a Libélula como seu totem e admiram este lindo inseto.

3) Na astrologia americana nativa, ou a astrologias das tribos indígenas, o espírito de Libélula significa que você tem que fazer um esforço para expressar suas esperanças, sonhos, necessidades e desejos conscientemente. O espírito de Libélula é a essência dos ventos de mudança, as mensagens de sabedoria e esclarecimento, a comunicação do mundo elementar.

Ela representa o medicamento para os seus hábitos que precisam mudar e mutar-se em Libélula para se guiar pelas névoas da ilusão rumo a uma transformação positiva.

A energia da Libélula relaciona-se com os sonhos e as ilusões que aceitamos como sendo realidade concreta. A iridescência das asas da Libélula nos desvela cores fascinantes, bastante diversas daquelas que sempre encontramos na vida cotidiana. A energia, a forma e as cores sempre cambiantes da Libélula explodem na mente do observador, evocando um tempo pretérito em que imperava a magia.

A nível psicológico, a Libélula lembra “que você precisa se livrar das ilusões que estão garroteando, limitando suas idéias e empreendimentos.

4) Xamãnismo

Segundo o xamanismo, a Libélula é o Animal do Poder. O poder de cura da Libélula relaciona-se com os sonhos e ilusões que aceitamos como realidade. Avisa que devemos procurar em nós, os hábitos que precisamos mudar para alcançarmos a evolução. Ela nos lembra que devemos dar graças ao alimento que comemos e que sustenta nosso corpo. Devemos procurar demolir as ilusões que nos acorrentam, restringindo nossas ações ou idéias. Lembra-nos principalmente da necessidade de mudança que temos de nos empenhar para conseguirmos alcançar o que pretendemos na nossa vida. Se você sente a necessidade por mudança, então chame a Libélula para o guiar pelas névoas da ilusão para o caminho da transformação. Aplique a arte da ilusão para resolver seus problemas, e lembre-se que as coisas nunca são completamente como elas parecem. Ao se sentir infeliz, é sinal de que você perdeu o seu ponto de referência ao seguir idéias alheias e vive num mundo ilusório. Siga a Libélula em seu interior onde magia ainda está viva, e beba profundamente de seu poder. Esta habilidade sempre está mudando, e lhe dá o conhecimento que você é responsável por tudo que cria em sua vida.

5) Ix Chel é a Deusa Lua adorada pelos maias da península do Yucatán. 

A Libélula é um de seus animais. Segundo a mitologia, quando ela quase foi morta pelo seu avô por tornar-se amante do Sol, a Libélula cantou sobre ela até que se recuperasse. Seu lado suave é o de deusa do arco-íris, estando também relacionada às mulheres grávidas, à fertilidade e aos nascimentos. Por isso há imagens onde ela segura uma lebre, pois além deste animal ter relação com a fertilidade em várias culturas, diz-se que ao olhar à lua cheia podemos perceber uma marca em forma de lebre.

Também aparece relacionada à serpente que aparece sempre em sua cabeça nas estatuetas e desenhos meso-americanos. No seu lado sombra, é destruidora, cruel, e rege manifestações destrutivas da natureza como inundações, por exemplo. É a deusa relacionada à criatividade, à tecelagem, à saúde, à medicina. Sua influência é notada nas chuvas, nas marés, no tempo de lua da mulher, nas fases da lua, em nossa intuição, em nossa luz e sombra, na vida e na morte.

6) Algumas lendas afirmam que a Libélula foi um dia um Dragão (por esse motivo também é conhecida com o nome de Dragonfly: Dragão voador), com escamas coloridas similares àquelas encontradas nas asas da Libélula. O Dragão era muito sábio e voava pela noite escura, espargindo a luz com seu hálito de fogo. Foi seu hálito de fogo que trouxe para nosso mundo a arte da magia e a ilusão de mudar de forma. Todavia, chegou o dia em que o Dragão sucumbiu à própria ilusão ao deixar-se enganar pelo ardiloso Coiote, que o convenceu a mudar de forma para provar que possuía de fato poderes mágicos. O Dragão aceitou o desafio do Coiote, adquirindo a forma que tem hoje a Libélula, mas, ao aceitar este desafio movido pela vaidade, o Dragão perdeu seus poderes mágicos e não pôde mais retomar à sua forma primordial.

A Libélula expressa a essência dos tempos de mudança, das mensagens de iluminação e sabedoria, e a comunicação com o mundo dos elementais – composto por uma miríade de pequenos espíritos da natureza, presentes nas plantas, na terra, no fogo, na água e no ar.

Depois de tudo isso que foi exposto, eu fico me perguntando: Como é que não há ninguém chamado “Libélula”? Com toda essa simbologia, misticismo, incríveis capacidades físicas, uma criatura realmente impressionante, e sendo que há tantas tendências hippies ou alternativas, como ainda ninguém se deu conta que Libélula é um ótimo nome para estilos alternativos?

Quem gostou da ideia, mas não tem coragem de usar Libélula como nome próprio, pode tentar optar pelo nome em outras línguas. Uma breve pesquisa, resultou nessas palavras usáveis: Libel (africano), Libelle (alemão), Libelo (esperanto), Libellule (francês), Angidina (malgaxe). Inclusive, Libel e Libelle são muito legais. 

Fontes de pesquisa:





.

3 comentários: