domingo, 17 de julho de 2016

Laciara

.
Laciara é um nome feminino de origem tupi-guarani, que quer dizer “espelho da lua”, e pode ser grafado também como Iaciara.

O legal de escrever sobre nomes indígenas é que quando nos deparamos com um nome como Laciara, tudo o que temos a fazer é improvisar, por que simplesmente não há mais nenhuma fonte sobre eles: nem registros, nem referências, nem curiosidades.

Assim, usando a criatividade, vamos considerar que Laciara é um nome familiar aos nossos ouvidos, uma vez que há inúmeros outros com essa terminação, começando por Maiara, Iara, Lara, Sara, Dara, Clara, que são nossos velhos conhecidos. Então, não podemos rechaçar Laciara pela sua terminação.

Já a inicial, Laci, é um pouco mais distinta e merece uma análise melhor. Lacy, por exemplo, teve um registro no estado de São Paulo em 2015 (Arpen/SP), enquanto Laciara não tem nenhuma menção para contar história. Lacy, inclusive, é um nome usado em inglês, que nada tem a ver com a etimologia tupi-guarani e tem uma pronúncia totalmente diferente. Mas pode ajudar Laciara a se tornar familiar.

Mas o nome não é totalmente irreconhecível. Encontrei no google uma nutricionista Laciara D. Furlani – a qual adoraria entrevistar sobre seu nome – e mais algumas no facebook.


Acredito que este é um nome indígena que merece novas pesquisas em novas fontes, afinal, pouco se tem sobre ele, além de um significado muito bonito. Entretanto, é uma boa opção para quem deseja algo relacionado com a lua sem ser óbvio, e com a mitologia indígena sem ser caricato. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário