sábado, 16 de julho de 2016

Kanauã

.

Segundo a maioria dos sites sobre nomes consultados, Kanauã é um nome indígena de origem tupi-guarani que quer dizer “dançarino”. O nome é definitivamente masculino.

Todos sabemos o quanto Cauã e Kauã se popularizam no Brasil. Ambos são grafias diferentes para o mesmo termo que significa gavião em tupi. Embora seja um nome indígena legitimo, e isso faça-o ganhar vários pontinhos, a popularidade faz com que perca o brilho, perca a graça.

Assim, Kanauã é uma recente descoberta que pode vir a substituir Kauã e grafias similares. Afinal, as iniciais e a terminação são as mesmas, com o mísero acréscimo de um “na” no meio da palavra.  

E o mais legal: Não tem nenhum registro sequer na lista da Arpen/SP do estado de São Paulo de 2015 muito menos de 2014. É raro, ousado, exótico, incomum, original, exclusivíssimo! Encontrei adolescentes chamados Kanauã no Twitter e outras redes sociais, bem como no Google, então, não é totalmente inutilizado, há alguns, mas poucos!

Além disso, o significado também é muito legal. O significado “dançarino” automaticamente remete à uma pessoa alegre, jovial, cheia de vida. Por isso Kanauã tem potencial para vir a ser usado pelos brasileiros.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário