quinta-feira, 14 de julho de 2016

Jussara

.
Jussara, segundo a maioria dos sites de significados de nomes ou dicionários online de tupi-guarani apontam como uma espécie de palmeira. No Dicionário de Nomes Próprios Jussara é apresentado com os seguintes significados: “palmeira que tem espinhos”, ou “coceira”, ou “que arde”. O nome Jussara viria da palavra tupi ii’sara, que significaria coceira ou ardor, usada para designar os espinhos de uma palmeira que usavam como agulha para tecer.

Jussara é um dos nomes indígenas mais conhecidos no Brasil. Ele é um nome feminino de uso comum apenas no nosso território e em alguns poucos lugares da América Latina. Se alguém deseja entrar na discussão sobre “nomes brasileiros”, aqui temos um, efetivamente, de fato e de direito.

O nome também é grafado como “Juçara” sem prejuízo do seu significado. A palmeira chamada Juçara também é conhecida como Açaí. A Juçara ou içara (Euterpe edulis), também chamada jiçara, palmito-Juçara, palmito-doce, palmiteiro e ripeira, é uma palmeira nativa da Mata Atlântica, no Brasil, que dá o palmito do tipo Juçara (pois é, aquilo que você vê no rótulo do vidro de palmito não é só uma marca, é também uma espécie!).

De acordo com a lenda tupi-guarani, Jussara era uma jovem guerreira muito corajosa, uma das filhas de Jurema, uma das figuras mitológicas mais famosas dos indígenas brasileiros, e neta do grande Tupinambá. Em uma de suas lendas ela usou o arco de Ubirajara para defender uma mina d'água no alto da Serra obtendo sucesso. Tudo isso segundo a Umbanda. Então, se você tem ligação com a Umbanda, esse nome pode vir a ter um significado ainda mais especial.

Em São Paulo, 2015, segundo a lista da Arpen/SP, foram registradas 10 meninas chamadas Jussara e uma Jussarah (com acréscimo do H totalmente desnecessário). Não há ocorrência de registros da grafia Juçara.

Entre uma das principais personalidades brasileiros com este nome está Jussara Freire, uma atriz que já participou de telenovelas de sucesso, como "O Pantanal", "Esperança" e "Os Maias". Interpretou a fofoqueira Tosca, a mulher que detém o segredo de Bia Falcão (Fernanda Montenegro), na telenovela da Rede Globo, Belíssima.

Como outras referências temos:

Jussara Cony (Quaraí, 7 de novembro de 1942) é uma política gaúcha. Filha de um ferroviário que participou de todos os movimentos da categoria e neta de um dirigente do Partido Comunista do Brasil, já foi deputada estadual pelo PC do B.

Jussara Souza Marques de Amorim (Itumbiara, 1931 - Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2006) foi a Miss Brasil 1949, num "reinado" que durou cinco anos, até a eleição de Martha Rocha em 1954.

Jussara Silveira (Nanuque, 9 de agosto de 1959) é uma cantora brasileira.

Juçara Marçal (1962, Rio de Janeiro) é uma cantora e professora brasileira, conhecida tanto pelo seu trabalho nos grupos Vésper Vocal, A Barca e Metá Metá como pela carreira solo.

Jussara C Godinho (Caxias do Sul, 10 de setembro de 1957) é uma poetisa brasileira.

Juçara Freire, nasceu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, é uma cantora e compositora brasileira.


Jussara também é o nome de uma cidade no interior do estado do Goiás, além de ter mais outros dois municípios chamados assim na Bahia e no Paraná. 



.

17 comentários:

  1. Ouvi dizer que Jussara também era o nome da esposa do índio Sepé Tiarajú, tido como herói no Rio Grande do Sul. Dizem que Jussara morreu fazendo de tudo para proteger os filhos de Sepé, e por isso se tornou um símbolo de mãe protetora para as tribos locais. Não há muitas fontes que confirmem isso, o que é lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Está certo. Meu nome é Jussara Cony e podes ver ,eu comentário colocado hoje. Foi-me dado pela bisavo em homenagem a Jussara, mulher de Sepe tiaraju. Tenho um poema a ela dedicado, denominado India Missioneira. Esse poema tem uma historia. Foi um dos 10 poemas premiados no momento em foi feito todo um percorrido, nos 250 anos do massacre de nosso povo, nas Missões, pelos portugueses e espanhóis, e eu o fiz exatamente em homenagem aquela guerreira que, como dizes, ficou cuidando de toda a tribo enquanto os guaranis, liderados por Sepé, enfrentavam os dominadores. Não sei como te enviar. mas se assim o quiseres, podes entrar no meu facebook, nas mensagens, e me solicitar. Grata por essa lembrança. A historia dos povos por sua terra tem que ser sempre lembrada e contada pois ela é nossa aliada para sempre tomar os rumos da garantia de direitos e de honra a nossos ancestrais. Um abraço.

      Excluir
  2. Sou apaixonada pelo nome, dado para mim pelo meu inesquecível pai, e antes de Jussara , me chamo Harley Jussara ficou incrível .

    ResponderExcluir
  3. Sou Roseny Jussara, em homenagem a Cabocla Jussara que protegeu o parto de minha mãe na hora de meu nascimento. Amei a homenagem...

    ResponderExcluir
  4. Amo meu nome,meu saudoso pai que escolheu��

    ResponderExcluir
  5. Adoro meu nome Tb....
    Não acho muitas Jussara com frequência kkk e acho que por trás de cada nome se tem uma história msm.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.Muito honrada fiquei em citarem meu nome como uma das mulheres brasileiras que o receberam e o carregam com muita alegria, pois me foi dado por minha bisavó Jesuína Garcia Cony, uma descendente das Missões Guaranis. Só gostaria de fazer uma correção. Eu não nasci em Quaraí. Eu sou do Cacequi-RS, nasci na beira da linha do trem, numa casa ferroviária. Tenho muito orgulho de minha cidade e de ser filha de um operário ferroviário. Se for possível corrigir o local de meu nascimento fico muito feliz e grata. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por me incluir. Adoro meu nome, me foi dado pela minha irmãzinha de cinco anos, que veio a falecer um ano depois de meu nascimento.

    ResponderExcluir
  8. Sou Jussara sou umbandista..amo TD isso, gratidão 🙏

    ResponderExcluir
  9. Meu nome foi escolhido por um irmão de minha mãe que viajava muito pelo mato grosso. Acho que deve ter se apaixonado por uma india com esse nome. Amo meu nome.❤

    ResponderExcluir
  10. Meu nome Jussara foi escolhido por um irmão de minha mãe que sempre viajava pelo mato grosso. Acho que deve ter sido amor por alguma india. Amo meu nome. ❤

    ResponderExcluir
  11. Adorei a matéria.
    Amo meu nome , pois meu pai saiu para me registrar com o nome de Helen e resolveu colocar Jussara , mistério que ninguém entendeu.
    Mais amo meu nome

    ResponderExcluir
  12. Amo meu nome. Me foi dado pela minha mãe, em homenagem a minha mãe espiritual que se chama Cabocla Jussara.

    Ela quem falou para minha mãe que estava a minha espera. O mais incrível é que minha mãe não acreditou no momento, pois estava menstruando normalmente.

    Enfim, dias após, passou mal , foi levada à um hospital, e sim, lá estava eu no seu abençoado ventre.
    Okê Cabocla...

    ResponderExcluir
  13. Sou Kwarahy tenetehar Xypew: meus ancestrais faziam assim: Juçara é o açaizeiro que nasce em terra firme. Açaí nas no alagado ou onde alaga. A haste da ambas são forte e usadas para fazer pontes ou algo para atravessar por ligar duas extremidades. assim juçara é ligação, que faz unir ou que é ligação. Quando pessoas de povos diferentes se união para formar famílias, cada um continuava sendo do seu povo mas em outros, o marido ou esposa deixava de ser do povo originário da familias dos ancestrais, se o povo é patriarcal, o de outro povo passava a ser do povo da esposa ou do esposo, dependendo se a família é matriarcal ou matriarcal.
    Quem nasce desta relação é Juçara. Por ser a ponte que liga povo tal a povo tal.

    ResponderExcluir