sábado, 9 de julho de 2016

Jaciema



Segundo a compilação de nomes indígenas feita pelo blog Caboclos na Umbanda, Jaciema é um nome de origem indígena tupi-guarani que significa “movimento da lua”. Significado esse que concorda com o exposto no Dicionário de Nomes Próprios.

Seria então, o movimento que a lua faz no céu desde o momento que nasce até o momento que desaparece no horizonte. É um significado místico, poético e cheio de simbologia.

O nome Jaciema é parecido com Jacira e Jaciara, que já são mais conhecidos para os ouvidos brasileiros, e também, termina em “ema” que é parecido também com Moema ou Iracema. É um nome ousado, e precisa de personalidade para usa-lo, mas considero uma ótima alternativa para quem tem ligação com o universo indígena.

Fora essas duas fontes, foi praticamente impossível encontrar qualquer coisa sobre o nome Jaciema, exceto em sites e blog de Umbanda onde afirmam que esse é o nome de uma de suas caboclas.  Assim, pode ser agradável também aos praticantes da Umbanda que desejam vincular o nome de seus filhos à prática de sua religião.

Outros nomes indígenas com o elemento “Jaci” são:

Jaciara - Dia de lua.
Jacimar - Lua boa para caçar ou guerrear. Lua de guerra.
Jacimir - Gente da lua.
Jacina - Borboleta. Libélula.
Jacira - Abelha noturna. Abelha da lua.
Jaciredy - Lua cheia.
Jacy - mãe dos vegetais (a lua).




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário