terça-feira, 5 de julho de 2016

Iraê




.
Iraê é um nome indígena, de origem tupi-guarani, que segundo o Dicionário de Nomes Próprios e a maioria das fontes consultadas, embora nenhuma totalmente confiável, significa “gosto de mel”.

Alguns sites apontam Iraê como sendo um nome predominantemente masculino, outros, como nome majoritariamente feminino. Então, é possível, de certo modo, aponta-lo como um nome unissex. Porém, é preciso chamar atenção que na cultura indígena, não existem nomes unissex, nem versões femininas de nomes masculinos, e vice-versa.

Os nomes ou são de homem ou são de mulher. Mas como as fontes são contraditórias, preferimos deixar a critério do leitor. De minha parte, pessoalmente, acho que Iraê fica mais bonito como nome feminino, pela semelhança com Inaê. Mas esse é só meu ponto de vista, já que existe o nome masculino Cauê que é muito apreciado no Brasil.

Desse modo, no Google e no Facebook também encontrei algumas pessoas com o nome Iraê, e também há uma ambiguidade bem grande: Há tanto homens como mulheres com esse nome.

Iraê é o título de uma música da banda Art Popular, confira a letra:

Iraê (ouça aqui)

Art Popular

"Vejo você me olhar, ah que olhar
É o mar, vem pra me abraçar
E na floresta vou te procurar
Te caçar, vem pra me abraçar

Quero ficar com você
Iraê, iraê, aaêê

Vem o sol, vento forte, chuva seca
E você me deu amor"



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário