segunda-feira, 4 de julho de 2016

Inema





Segundo o Blog “Caboclos na Umbanda”, o nome Inema tem origem indígena e significa “água parada”. Esse significado também é exposto no Dicionário de Nomes Próprios, que o classifica como tupi-guarani e também destaca que Inema é um nome feminino.

Atualmente, essa é a sigla utilizada para designar o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do estado da Bahia. Além disso, geograficamente falando, Inema é um bairro de Paraíba do Sul, é também um distrito de Ilhéus, e uma praia em Salvador.

Quando entramos na Página da Wikipédia referente à praia de Inema, encontramos uma etimologia diferenciada: para eles, "Inema" é uma palavra proveniente da língua tupi. Significa "água fedorenta", através da junção dos termos 'y ("água") e nem ("fedorento").

Se água parada já não era um significado muito legal – já que água parada significa mosquito, e mosquito lembra dengue, zica e etc. – o significado atribuído pela Wikipédia consegue ser pior ainda.

Entretanto, tornar preciso e indiscutível um significado de nome indígena é muito difícil, pois a etimologia acabou se perdendo com o tempo. Assim, é muito provável que a conotação desse significado fosse totalmente outra, e não a que “interpretamos” agora.

Como é um nome de pouco uso, não consegui encontrar uma referência de pessoal “real” com esse nome, que geralmente é usado para nomear lugares, estabelecimentos, etc. Encontrei várias pessoas chamadas Inema no facebook, entretanto, nenhuma brasileira.

Acho que para quem pondera um nome indígena, Inema se coloca como opção por ser de fácil compreensão, pronúncia, escrita e sem maiores problemas com trocadilhos. Uma pessoa chamada Inema, pode levar o apelido “Ema”. Pode ser usado também como um segundo nome interessante, em um composto que venha a resgatar as tradições indígenas. 


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário