sexta-feira, 22 de julho de 2016

Gardênia



Os nomes de flores sempre foram apreciados como nomes próprios femininos pelo fato da flor, a parte mais perfumada, colorida e bonita da planta, serem associadas à qualidades como delicadeza e beleza, tão valorizadas nas mulheres em todos os tempos. Temos aqueles nomes de flores triviais, que de tão usados já nem são mais tão associados com elas. E há aqueles que são exóticos, incomuns e por isso, muito atraentes. Gardênia é um deles.

A Gardênia é um gênero botânico pertencente à família Rubiaceae, é uma flor tropical, originária da China, nomeada em homenagem ao naturalista francês Alexander Garden. A flor apresenta grandes e belas flores brancas, e com o passar do tempo, suas pétalas ganham uma tonalidade creme. Existem cerca de 250 espécies de Gardênias, mas a mais conhecida é a Gardenia jasminoides, também conhecida como jasmim-do-cabo, que pode chegar até os dois metros de altura.

No livro The Man Who Loved Clowns, da autora June Rae Wood (1992), a mãe da personagem Avanelle é chamada Gardenia. A Gardênia é muito usada por pessoas que querem demonstrar seus sentimentos. Ela pode significar pureza, sinceridade, doçura e também pode ser o símbolo de um amor secreto.

As flores brancas exalam um fantástico perfume que possui efeito tranquilizante, sendo plantada em locais com circulação de pessoas. O perfume da Gardênia é tão especial que já inspirou a criação de obras musicais.

De acordo com uma lenda, Solimão, o Magnífico (sultão do Império Otomano de 1520 a 1566) ordenava que sementes de Gardênia fossem distribuídas diariamente no seu harém para que houvesse paz no meio das suas mulheres.

Nas listas disponíveis no Brasil, não há nenhum registro de Gardênia, mas não é um nome que pode ser considerado desprezado ou inviável, uma vez que temos outros nomes com a mesma terminação, como Eugênia, por exemplo.

Referências:

Gardênia Abbad é uma pesquisadora que realizou graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Gardênia Oliveira

Gardênia Oliveira é o nome de uma blogger cujo blog apresenta informação variada.

Gardênia também é o nome de uma rede de restaurantes na cidade de São Paulo.

Fontes:


Gardenia. Behind The Name.
Gardênia. Wikipédia.
Gardênia. Simbologia.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário