terça-feira, 26 de julho de 2016

Dominique

.

Texto publicado
primeiro


Dominique, nique, nique, s'en allait tout simplement” trecho de música (Dominique– Sourire Soeur). Começo com essa cantoria, porque o nome é isso, pura alegria, próprio representado na música francesa escrita para um padre. Teve sua regravação brasileira feita para uma mulher. Essa é a versatilidade que envolve os nomes unissex.

Dominique é a versão feminina e masculina francesa de Dominic que é masculina e inglesa.

O nome veio a partir do latim tardio Dominicus que significa "do Senhor". Este nome era tradicionalmente dado a uma criança nascida no domingo. Vários santos deram este nome, incluindo o fundador da ordem dominicana de frades do século 13. Foi em honra deste santo que o nome foi usado pela primeira vez na Inglaterra, começando por volta do século 13. Ele é usado principalmente pelos católicos.

Suas variantes são:
Txomin (basco), Dominik, Dinko (croata), Dominik, Dominika (checo), Dominicus (holandês), Domenic, Dominic, Dom, Dominica, Dominick, Nic (Inglês), Dominik (alemão), Dominik, Domonkos (húngaro), Domenica, Domenico (italiano), Dominica, Dominicus (latim romano), Dominykas (lituânio), Domnika (macedônio), Dominik, Dominika (polonês), Domingos (português), Dominika (russo), Dominik, Dominika (eslovaco), Domen, Dominik, Dominika (esloveno), Dominga, Domingo (espanhol).

O nome ausenta-se da lista do ranking dos 100 mais colocados do Baby Center Brasil. Não aparece nem na feminina e nem na masculina. No ranking da ARPEN-SP foram registrados 40 bebês, pena que não disponibilizaram quantos meninos e quantas meninas. Em Portugal a variante não é aprovada para nenhum dos gêneros, só para quem tem alguma ligação com o estrangeiro, por exemplo, a criança sendo filha de pais estrangeiros. Houve apenas um registro que foi masculino sem nenhum composto. 

Na Holanda o nome é mais usado em garotas, estando na posição 453° (bem incomum), e nos Estados Unidos é mais em garotos, estando mais raro ainda na posição 946º. No ano de 1985 no EUA ocorreu a sua maior popularidade para garotas, ficando na posição 83º. Já no ano de 1991 a sua maior popularidade foi para garotos na posição 170º. Na Suíça para ambos os sexos é bem equilibrado. O ano de maior popularidade para garotas foi em 1955 na posição 52º. No mesmo ano foi para os garotos na posição 66º, ou seja, 14 posições de diferença no mesmo ano prevêem que havia muitos compostos, para saber diferenciar o gênero feminino e masculino. Na França já é bem mais utilizado em meninos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
75% muito bom, 78% feminino, 68% clássico, 57% maduro, 69% formal, 71% elegante, 51% urbano, 55% maravilhoso, 59% forte, 75% refinado, 67% complexo, 63% sério.

Personalidades famosas:
  • Dominique Dunne - atriz estadunidense famosa pelo filme "Poltergeist - O Fenômeno";
  • Dominique Easley – jogador de futebol americano.

Yasmim Paiva.




.