sábado, 9 de julho de 2016

Danrlei



Danrlei, até onde eu sei, se refere principalmente ao jogador de futebol Danrlei de Deus Hinterholz, que foi um ídolo do Grêmio Futebol Clube durante a década de 90. Ele atuava como goleiro e é considerado um dos maiores ídolos da história do Clube.

Sua fama o ajudou a entrar na política e demarcar espaço, sendo que ele elegeu-se para o cargo de Deputado Federal em 2010 e reeleito em 2014, quando foi o candidato mais votado.
No Brasil inteiro, há 1.650 pessoas chamadas Danrlei, segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), como era de se esperar, a maioria deles nasceu no Rio Grande do Sul (350 deles, para ser exata), todos nascidos na década de 90.

Danrley com essa grafia tem 1.074 pessoas, também nascidos na década de 90, só que nesse caso, mais popular no Amazonas.

A origem e significado do nome é desconhecida. Existe o nome masculino em antigo escandinavo, Danr, a partir do nome nórdico antigo Dane, que significa “um dinamarquês”, que foi o nome de vários reis dinamarqueses semi-lendários.


Mas não há qualquer evidencia que haja ligação entre Danr e Danrlei, exceto as quatro primeiras letras iguais. Acredito que a maioria das pessoas que usa o nome Danrlei é em homenagem ao jogador de futebol, por isso deve ser uma nomeação comum entre gremistas. 



.