quinta-feira, 14 de julho de 2016

Aracne

#halloween #costume Seriously awesome - I'll have to practice that face in the mirror though :):
.


Aracne, como é muito óbvio, significa “aranha” em grego. Não é um nome usual, a não ser em personagens de livros e filmes, justamente pelo significado e à associação à aranha, que não é um animal muito querido ou admirado pelas pessoas. Como diria Hagrid, em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, “Aranhas são seres muito incompreendidos”.

Na mitologia grega, Arachne ou Aracne era uma mulher mortal que tecia os mais belos bordados, causando inveja à deusa Athena. Há várias versões para o mito:

Na primeira, Aracne tinha trabalhos tao perfeitos que impressionavam a todos, e devido à tanta admiração, Aracne passou a se comparar à deusa Athena na qualidade dos seus trabalhos. Assim, Athena ficou furiosa com tanta petulância, e desafiou a mortal para uma competição. O povo escolheu Athena e Aracne fugiu e se enforcou, mas Athena a achou e disse a ela que seus descendentes, a partir de então, teceriam teias ao invés de tecidos, a transformando em uma aranha.

Outra versão conta que o povo ficou em dúvida entre Aracne e Athena, e por isso a deusa enfurecida a transformou em aranha por vingança.

Uma terceira versão diz que Athena rasgou um bordado de Aracne, que por desespero se enforcou, sendo que depois a deusa ficou com pena da moça e a transformou em uma aranha. Uma quarta versão fala que Athena disse que se Aracne desistisse do desafio, a transformaria na maior fiadeira de todos os tempos, sendo que ela aceitou, mas foi traída por Athena que ao invés disso, a transformou em uma aranha.

Independentemente da versão do mito, em todos Aracne é uma excelente bordadeira que é transformada, por algum motivo, em aranha pela deusa Athena. É por isso que nas línguas latinas, “aranha” leva esse nome. A palavra aracnídeo, referindo-se a insetos com oito pernas e dois segmentos corporais vem do nome Aracne também. Assim, quais seriam as chances de alguém se chamar Aracne depois do medo de aranha ter sido chamado de Aracnofobia?

Então, a maioria das pessoas provavelmente vai odiar esse nome não só por que as aranhas são grandes, venenosas e assustadoras, mas também por que faz pensar na palavra “acne”.

De qualquer forma, o Blog não serve apenas para nomes de pessoas: pode haver alguém que ama aranhas e possa ter uma de estimação, nomeando-a como Aracne (meio clichê, mas um bom nome para uma aranha). Ou ainda, pode ser um nome excelente para um personagem de livros ou contos. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário