sábado, 25 de junho de 2016

Zuriel

.

Zuriel é um dos nomes sobre o qual não temos muito conhecimento sua origem, mas possivelmente venha do hebraico, significando “minha rocha é Deus”. Ele é citado na Bíblia brevemente, no Livro de Números (3:35), no Antigo Testamento, sendo citado como filho de Abiail, um dos chefes dos levitas da família de Merari, durante o período do êxodo.

Gosto da sua ortografia, principalmente pelo fato de começar com Z. Os nomes começados com Z já carregam por si só uma certa originalidade, afinal de contas, não é fácil encontrar nomes comuns com essa inicial. E por outro lado, a terminação em “el”, como Miguel, Gabriel e Rafael lhe confere uma familiaridade bem forte, já que há inúmeros nomes com essa finalização. A sonoridade também é agradável, ao mesmo tempo que se torna potente e marcante pelo som do “Zu”.

O significado de Zuriel é perfeito para alguém que seja devotado à religião cristã, uma vez que “rocha” significa resistência e estabilidade, força e indestrutibilidade, assim, uma tradução livre seria “Deus é a minha força”. Portanto, significa simplesmente que a pessoa se volta para Deus como sua fortaleza, alguém que depende ou se apoia em Deus. Ainda assim, para os não religiosos que gostam da sonoridade do nome, ele não é um nome religioso obvio, como seria Noé, Moisés ou Jesus. É citado com brevidade na Biblia e não chama atenção ou faz ligação imediata com o contexto bíblico ou religioso.

Pode ser pensado como um bom coringa para compostos, já que os nomes com terminação “el” geralmente ficam bem harmoniosos como segundo nome. É uma boa alternativa para os nomes com essa terminação que já estão muito batidos. 

Apesar de ser um nome presumivelmente masculino, ele é um pouco ambíguo (pensando em Raquel, Isabel e outros), uma vez que uma das poucas referências que encontrei com esse nome é uma mulher: Zuriel Elise Oduwole é uma ativista da educação feminina nigeriana, mais conhecida por seus trabalhos sobre advocacia para educação de mulheres na África. Sua defesa levou-a a ser a pessoa mais jovem a ser perfilada pela Forbes. Aos 12 anos, Zuriel era a cineasta mais jovem do mundo a ter um trabalho exibido comercialmente. A referência masculina é bem menos expressiva: Zuriel Smith, um ex-jogador de futebol americano, que jogou para o Dallas Cowboys e para o New England Patriots.


Artisticamente, no filme “Frankenstein: Entre Anjos e Demônios”, Zuriel, curiosamente, é o nome de um demônio, uma espécie de “segundo em comando”. Apesar disso, um pequeno Zuriel nasceu no estado de São Paulo no ano de 2015, segundo dados da Arpen/SP. 




.

5 comentários:

  1. Ei. Meu nome é Zuriel e nasci em 99 e sempre achei que fosse o único com esse nome, principalmente aqui no Brasil mas, aparentemente tem muito mais do que eu imaginei.

    ResponderExcluir
  2. Você gosta do seu nome? Sofreu por tê-lo na adolescência?

    ResponderExcluir
  3. O meu segundo nome !! Que eu amo gostaria inclusive de que virasse meu sobrenome ( mas não autorizaram no cartório) tinha até ideia de brasão e tudo já 😢😢😢

    ResponderExcluir