quarta-feira, 1 de junho de 2016

Turquesa

.

Bem, pessoas dirão que Turquesa   não é um nome e sim uma cor, e o nome de uma pedra preciosa. Ótimo, sim, é uma cor: uma cor intermediária (terciária) entre o verde e o azul esverdeado. O nome vem do mineral Turquesa  , e sua origem está na palavra francesa Turquoise que significa "vindo da Turquia". Já os turcos chamavam-na “Fayruz” que significa “pedra da sorte”.

Curiosamente, A Turquia não é uma fonte de Turquesa  , mas foram provavelmente os comerciantes turcos que introduziram a Turquesa   na Europa. Esta pedra era muito valorizada pelos povos orientais e asteca, mas só mais tarde é que começou a ser considerada como amuleto na Europa.

Na medicina holística, a cor Turquesa   teria efeitos calmantes nos pacientes, usada para curar ataques de pânico. Nessa teoria, a Turquesa   nos tiraria o cansaço mental, nos alegraria, e seria capaz de repassar a sensação de “começar de novo”. A cor é envolvente, refrescante e tranquilizante para quem a usa, talvez por estar associada à cor do mar do Caribe.

Por conta de todas essas considerações, é uma cor que acaba sendo muito usada em decoração.

Turquesa   também é uma gema – pedra preciosa – geralmente entre a cor ciano e verde, gerando a cor homônima. As variedades mais caras são aquelas que tem a cor azul do céu, e as inferiores são esverdeadas. É considerada uma gema macia, pois é apenas ligeiramente mais dura que o vidro.

Antigamente, a Turquesa   era usada por egípcios, e foi retirada por eles na Península do Sinai. Existem reservas do Irã e também no sudeste americano.

A Turquesa   era considerada a pedra nacional da Pérsia, e usada na decoração de objetos. Foi usada por artesãos nativos americanos, especialmente índios Navajos da América do Norte. Juntamente com o coral, é usada extensivamente em joalheira no Tibete e na Mongólia. Também muito usada pelos antigos egípcios, astecas, povos mesopotâmios, chineses e até pelos índios americanos, especialmente os Navajos. Todos esses povos utilizaram a Turquesa   por sua beleza e, principalmente, como amuleto para proteger de energias externas e sinalizar - por meio da mudança de tonalidade da pedra - o estado de saúde das pessoas.

Ela é muito usada na cerâmica, em várias partes do mundo, mas com ênfase na Turquia no período ISNIK, na Itália e no Marrocos.

Se a cor da pedra já é encantadora, suas referências estão sempre ligadas à beleza e ao bem estar. Além de ser bonita, a pedra relaxa o sistema nervoso, acalma a mente e ajuda a verbalizar os pensamentos. A Turquesa   oferece uma energia de paz, harmonia e equilíbrio, dentro do universo das terapias naturais e da cromoterapia, podendo auxiliar as pessoas a passarem por situações difíceis da vida.

Compartilho aqui um interessante texto com informações sobre a Turquesa :

(...) É possível que isto tenha ocorrido devido à influência da Igreja Católica. A Turquesa   já era comercializada há vários séculos e comprada na Europa, mas só no século XIV quando a influência da Igreja Católica começou a diminuir é que esta pedra começou a ser utilizada em joalharia. Nos países orientais acreditava-se que a Turquesa   protegia o seu possuidor de influências negativas e pensava-se que mudava de cor de acordo com a saúde dele.Uma outra crença semelhante é que a pedra avisava da aproximação de perigo. Esta crença poderá estar ligada ao fato de que a cor de algum tipo de Turquesa  s muda mediante diversos fatores, como o calor, luz e transpiração. Uma pessoa que possuísse uma pedra de uma destas variedades, ao ficar com febre e ao transpirar como resultado disso, iria fazer com que a pedra mudasse de tonalidade.

Os astecas, assim como povos nativos da América do Norte, utilizavam a Turquesa   como amuleto protetor. Os astecas não limitavam o uso da Turquesa   a amuletos e utilizavam-na para armas, escudos e provavelmente objetos cerimoniais.

Na Pérsia a Turquesa   era amplamente utilizada para objetos decorativos que incluía a decoração de edifícios.

Por outro lado os egípcios também utilizavam bastante a Turquesa  . Para além de todos os usos ornamentais, também era considerada um amuleto por estar associada à deusa Ísis.

A Turquesa   é um mineral de cor ciano opaco. O azul pode variar e ser azul cor do céu, passando por tonalidades de azul-esverdeado e verde-amarelado. Como em todas as outras gemas, a coloração depende dos minerais incluídos na gema. Também poderá conter faixas ou manchas escuras devido à presença de prata.

A Turquesa   é um fosfato hidratado de alumínio e cobre, possuindo pequenas quantidades de ferro e cobre. O ferro faz com a gema adquira a tonalidade verde, ao passo que o cromo dá o azul característico da Turquesa  .

Um ponto de exploração da Turquesa   é o Irã. Desde há cerca de dois mil anos que esta área é uma fonte de Turquesa  , na altura da Pérsia. A Turquesa   iraniana é considerada a Turquesa   de maior qualidade, devido à sua cor e dureza, e é possível que tenha sido o primeiro tipo de Turquesa   a entrar nos mercados europeus.

Mas historicamente, a Turquesa   não era apenas utilizada pelo Irã e Turquia. Também os egípcios a utilizavam, desde a Primeira Dinastia, sendo extraída da Península Sinai, também chamada “País da Turquesa”. Esta Turquesa   é a mais translúcida de todas e normalmente mais verde que a Turquesa   iraniana.

Uma outra fonte de Turquesa   é o sudoeste dos Estados Unidos da América. Esta pode ser encontrada no Arizona, Califórnia, Colorado, Novo México e Nevada. Os nativos pré-colombianos exploravam a Turquesa   existem no México.

Para além destes locais, temos também a China e o Tibete, onde esta pedra é muito apreciada.

Atributos Modernos: Considerada uma poderosa pedra curativa, auxilia nos tratamentos de olhos e de todos os órgãos da região do tórax, além do pescoço. Absorve energias negativas. Equilibra as emoções e proporciona clareza na expressão dos pensamentos. Sua cor se altera como prenúncio de alguma doença ou ocorrência desagradável para seu portador. Relaciona-se à proteção, ao amor, ao companheirismo, à prosperidade e à sorte; traz alegria e descontração. Atrai sorte, beleza e serenidade de quem a possui. Quanto presenteada, concede riqueza e felicidade.Equilibra energias Yin/Yang. Excelente harmonizador espiritual.

(Blog Pedra Luz)

Como nome próprio, Turquesa  não teve uso significativo até agora. Se teve, é muito raro e isolado. Acho a sonoridade da palavra bastante poética, uma vez que é a mesma terminação de duquesa, princesa, e outras palavras desse tom que denotam nobreza. Além disso, a terminação é idêntica à Teresa, de modo que não me parece agressiva aos ouvidos. Claro que as iniciais “Tur” dão uma outra aura ao nome, mas faz lembrar a Turquia e imagino que essa seja uma excelente referência geográfica.


O elemento “Tur” dificilmente é encontrado nas iniciais de nomes próprios – eu mesma não lembro de nenhum nesse momento – mas encontra-se como segunda silaba de Artur, por exemplo, então não pode ser também tão desgastante. Acredito que Turquesa seja um nome perfeito para quem deseja ousar, buscar o novo, o alternativo, estar próximo de uma simbologia natural, de valores associados à natureza, a beleza das pedras preciosas e à funcionalidade da cor. 






.

3 comentários:

  1. Acho difícil pensar em Turquesa como nome próprio

    ResponderExcluir
  2. Quando penso na pedra, gosto, mas daí lembro da Turquia, e desgosto.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, Érica, associo mais com duquesa do que com turquia.

    ResponderExcluir