domingo, 19 de junho de 2016

Tarso

.


Para quem é do Rio Grande do Sul, é falar em Tarso para lembrar imediatamente do ex-governador Tarso Genro (até coloquei a foto de um gauchinho). Acho que quem é petista, também, já que ele foi Ministro da Educação. Quem não faz parte de nenhum desses dois grupos, não associa a nada disso.

Os religiosos podem associar imediatamente à Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo ou São Paulo, um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. A influência que exerceu no pensamento cristão foi chamada de “paulinismo”, foi fundamental na propagação do cristianismo no Império Romano.

Já os amantes da geografia associarão imediatamente à cidade de Tarso (Tarsus, em grego), na Turquia, localizada na região histórica da Cilícia, na foz do Rio Tarso, que desagua no mar Mediterrâneo. Com uma história de mais de 9 000 anos, Tarso tem sido um importante ponto de parada para comerciantes e um local de importância crucial para diversas civilizações, incluindo os romanos.

Aqueles que em algum momento estudaram anatomia, sabem que Tarso é um osso do pé e também uma parte anatômica da pálpebra. Quanto à etimologia da palavra, é possível que Tarso derive de uma palavra grega que significa “planta do pé”.

Em São Paulo, no ano de 2015, contabilizou-se apenas 1 registro do nome Tarso, além de 2 Tharso, com o acréscimo do H. Também encontrei duas crianças registradas com o nome Tarsis, mas não sei se é variante, se é masculino ou feminino, enfim, se foi inventado.

Algumas referências de Tarso:

Tarso de Castro - jornalista brasileiro
Tarso Genro - advogado e político brasileiro
Tarso de Melo - advogado e poeta brasileiro



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário