terça-feira, 28 de junho de 2016

Taffarel

.

Muitas vezes as pessoas famosas – como por exemplo, os jogadores de futebol – são conhecidas pelo sobrenome. Nesse caso, as pessoas que são fãs daquele determinado famoso e decidem homenageá-lo através da nomeação de um filho, acabam usando o sobrenome ao invés do nome. Aconteceu com Ravel e com Riquelme por exemplo, o primeiro sobrenome do famoso músico argentino, e o segundo, nome de um jogador notável de futebol.

Embora em menor ênfase, isso aconteceu também com o goleiro Taffarel. Na verdade, o nome dele é Cláudio Taffarel, nascido no município de Santa Rosa/RS (Há divergências, uma vez que ele teria nascido no Hospital de Tuparendi, então os tuparendienses, que são vizinhos de Santa Rosa, reivindicam ser a cidade natal de Taffarel), que atuou como goleiro do Internacional e mais tarde, da Seleção Brasileira.

A Wikipédia caracteriza Taffarel:

Cláudio André Mergen Taffarel, mais conhecido como Cláudio Taffarel, ou simplesmente Taffarel (Santa Rosa, 8 de maio de 1966), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como goleiro. É o atual treinador de goleiros do Brasil e do Galatasaray.

Reconhecidamente um dos maiores ídolos da história da Seleção Brasileira,e considerado por muitos,um dos melhores goleiros de todos os tempos, Taffarel pela seleção principal soma 104 jogos oficiais, 09 jogos não oficiais e mais 6 jogos da seleção Olímpica e 4 jogos da seleção do Pan americano somando 123 jogos, participando de três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998), sendo uma das principais peças do tetracampeonato. Integra o Hall da Fama da seleção no Museu do Futebol Brasileiro, ao lado de jogadores como Pelé, Zico, Romário e Ronaldo.

Caracterizou-se por ser um especialista em defender pênaltis, ganhando até um bordão do narrador Galvão Bueno, o "Sai que é sua, Taffarel!", repetido por Galvão devido a colocação perfeita e difíceis defesas do arqueiro.

São 179 pessoas chamadas Taffarel no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maioria deles está no Rio Grande do Sul.

A maioria das pessoas que usaram esse nome, no entanto, decidiram simplificar a grafia, e acabaram registrando Tafarel: essa grafia tem 1.568 representantes em todo o país, a maioria em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todos nascidos entre os anos 80 e 90. Já 34 pessoas receberam o nome na grafia Thafarel.

Taffarel é um sobrenome italiano, que no livro  "Filius Quondam", de Ciro Mioranza, tem as seguintes características:

Sobrenome raro e típico do norte da Itália. Levantado em 30 dos 8.103 municípios italianos, sua presença se concentra hoje quase exclusivamente na área limítrofe entre as regiões do Vêneto e do Friuli-Venécia Júlia. Suas origens etimológicas remontam ao vocábulo árabe tayfuri, fabricante e vendedor de louças, ou do termo igualmente árabe taifur, inconstante, volúvel, inconsequente. Introduzido na Itália em decorrência das fortes relações comerciais das repúblicas marítimas, como Veneza e Gênova, com o Oriente muçulmano, o termo sofreu diferentes evoluções ou transformações fonéticas, fixando-se no italiano em tafuro, taffuro e tafaro, taffaro. Mediante o acréscimo do sufixo diminutivo -ello, na forma truncada ou apocopada -el, típica dos falares regionais setentrionais, tem-se Taffarel. O nome de família relembra a profissão do ancestral iniciador do tronco familiar ou um apelativo que lhe foi conferido em função de sua personalidade, de seu temperamento ou de suas atitudes comportamentais.

 Segundo o que consta acima, pode existir na Itália a variante Taffarello. Já o Blog da Família Taffarel conta o seguinte:

O sobrenome Taffarel teria surgido entre os séculos XI e XII. Um patriarca no desejo de transmitir a seus filhos o seu apelido Tagfuri, Taifur ou Tafar (vocábulos árabes que significam fabricante/vendedor de louças) deu origem à família/clã DEI TAFFAREL, do qual surgiu posteriormente Taffar, Taffarellus, Tafarel e Taffarel. Os primeiros dados a respeito da família Taffarel surgiram na região de Vêneto - Itália e de onde vieram nossos antepassados. Em busca de novos horizontes e promessas de uma vida mais próspera, cinco irmãos chegaram ao Rio Grande do Sul, escolhendo a antiga cidade de Monte Vêneto, atual Cotiporã, para fixar suas raízes.


Enfim, o sobrenome Taffarel veio parar no Rio Grande do Sul através da Imigração italiana, no final do século XIX e início do século XX, e acabou por se transformar em um nome próprio de várias pessoas através da fama do goleiro Cláudio Taffarel

Taffarel, em atuação como goleiro

Taffarel hoje em dia, atuando como treinador de goleiros.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário