quinta-feira, 23 de junho de 2016

Suria & Surya



Suria ou Surya pode ser enquadrado na categoria de nomes internacionais, pois embora sua origem seja o sânscrito, seu uso está bem democratizado em vários países. Como todo nome indiano, tem uma vibe exótica. Apesar da ampla maioria do mundo ter adotado Suria como um nome feminino, na Índia ele é usado em maior escala para nomear pessoas do sexo masculino.

Isso por que, nossos ouvidos ocidentais fazem com que ele soe feminino, mas na verdade, ele é um nome de um deus masculino. Para quem gosta da cultura indiana, parece ser uma escolha muito graciosa. Além disso, pode ser familiar por que é a saudação do sol na Ioga, prática que viralizou entre ocidentais nos últimos tempos.

Suria ou Surya é utilizado pelas pessoas da religião Hindu, sendo o significado desse nome associado ao “Sol” ou “Deus do Sol”. Assim, Surya é um dos deuses hindus, que são muitos, incluído nos Vedas, as escrituras sagradas do hinduísmo. Filho de Aditi (Espaço), a Mãe de todos os deuses e esposo de Sañjñā (Consciência Espiritual). Seus seguidores eram conhecidos como Sūryabhakta, e segundo as escrituras, ele habitava a esfera solar(Sūryaloka) e seu Reino se estendia até Sūryamaṇḍala, a extensão do espaço até onde os raios do Sol alcançam. Segundo a lenda Surya banha-se todo pôr do sol nos sagrados rios Ganges e Yamuna.

Suria ou Syria é também uma divindade celta feminina, que significa “água corrente” ou “água que flui”.

Suria tem várias versões, entre elas Surya, Suri, Suriya, Surai, Suree, Suraj, Sureene. Suria teve oito registros em Portugal no ano de 2015, e 4 registros no estado de São Paulo no mesmo ano (Arpen/SP, 2015), somados à 11 registros de Surya. Considerando a quantidade exorbitante de nascimentos em São Paulo, esse é um número mínimo.

Na novela Caminho das Índias, esse era o nome da antagonista principal, interpretada pela atriz Cléo Pires, o que tornou o nome mais conhecido e familiar, mas não popular. Apesar da terminação “úria” ser forte, o significado interessante e o misticismo hindu que envolve o nome são pontos positivos.

Súria também é um município da Espanha na província de Barcelona, comunidade autónoma da Catalunha.

Surya Bonaly (Nice, 15 de dezembro de 1973) é uma ex-patinadora artística francesa, que competiu no individual feminino. Ela foi três vezes medalhista de prata do Campeonato Mundial.
Surya Bahadur Thapa (21 de março de 1928 - 15 de abril de 2015) foi um político nepalês, foi Primeiro Ministro de seu país.




.

12 comentários:

  1. Muito boa pesquisa. Esse é um nome que se tivesse uma filha eu colocaria. Apesar da origem indicar um deus masculino na cultura hindu, tem registros de pessoas do sexo feminino com o mesmo nome. Penso que pode ser como Andréa, que em italiano é também um nome masculino. Surya nos meus ouvidos soa bem feminino.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha nasceu m 2015 e se chama Surya,apesar d muitos não terem concordado hoje tem Amigas querendo colocar o mesmo nome em suas filhas kkkkk
    Obs: Surya em Árabe significa Siria S2
    Adorei a matéria

    ResponderExcluir
  3. A minha filha nasceu em 2015, em Cabo Verde e chama-se Surya Carolina, ela ama o seu nome, e tem TD a haver com ela, porque ela é a luz em nossas vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que lindo, muita saúde e paz pra sua pequena <3

      Excluir
  4. Meu filho nasceu em 17 de abril de 2022 e se chama Surya. Apesar de muitos acharem um nome feminino, tem um significado muito importante e significativo para mim e meu marido.

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Surya,sou do gênero feminino.
    Minha mãe escolheu esse nome por causa de uma novela, caminho das índias (se não me engano), até que ele não é tão horrível.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 35 anos sou mulher e me chamo Suria, amo de paixão meu nome

    ResponderExcluir
  7. Minha filha nasceu em 2012 e se chama Suryan

    ResponderExcluir
  8. Sou de 1992 e meu nome é Surya.

    ResponderExcluir