sábado, 11 de junho de 2016

Romário

Romário em 1994

No Brasil, há 59.881 homens chamados Romário. A quantidade, perto de outros nomes mais populares, não é tão grande, não fosse por um detalhe: destes mais de 59 mil, 39.740 nasceram na década de 90, precisamente o período em que o jogador de futebol, hoje Senador, fez mais sucesso como atacante na Copa do Mundo de 1994, quando o Brasil conquistou o Tetra.

Na década anterior, os anos 80, foram 10.511 pessoas, e nos anos 2000, a década posterior, o número caiu para 3.601 pessoas. A maior frequência se dá em Tocantins, mas os Romários estão bem distribuídos por todos os estados do Brasil.

Evidentemente, a febre passou, e o desempenho como Senador parece não ter mantido a idolatria do povo brasileiro: na lista da Arpen/SP de 2015 apenas 5 pessoas foram registradas como Romário e 3 Romario, sem acento, totalizando só 8 garotos batizados com o nome do baixinho.

Romário sempre foi um jogador excepcional, tendo conquistado a paixão de uma boa parte do povo brasileiro, e principalmente dos vascaínos, pois ele jogou boa parte da sua carreira no Vasco. Como já sabemos, nomes de personagens, de atores, de pessoas famosas em geral, incluindo os jogadores de futebol costumam influenciar os pais e mães na hora da escolha do nome dos seus filhos.

Isso também aconteceu com Romário. O número expressivo de Romários na década de 90 já demonstra o quanto o sucesso do jogador influenciou nessa escolha. Alguns dos fãs mais entusiasmados de Romário acabaram homenageando como uma grande honra: o nome do filho. Segundo uma matéria do Globo Esporte, só entre a Série A e B do campeonato carioca de 2014, haviam 8 jogadores que se chamavam Romário.

Confira abaixo a lista de todos os “Romários” que estão inscritos no Campeonato Carioca.

Série A

Romário de Oliveira dos Santos – Atacante do Bangu – Nascimento: 20/09/1993
Romário Corrêa de Souza – Atacante emprestado pelo Vasco ao Boavista – Nascimento: 15/01/1992
Romário Santos da Silva – Lateral-esquerdo do Boavista – Nascimento: 12/08/1991
Romário Perelli Pereira Pacheco de Oliveira – Meia do Flamengo – Nascimento: 03/07/1994             Romário Barbosa de Oliveira – Atacante do Madureira – Nascimento: 17/07/1994

Série B

Romário Oliveira Pacheco – Atacante do Angra dos Reis – Nascimento: 20/09/1993
Romário Costa Barroso – Meia da Portuguesa da Ilha – Nascimento: 18/09/1993
Romário Carvalho de Almeida – Meia do Tigres do Brasil – Nascimento: 07/11/1993
Fonte: Globo Esporte “'Geração Romário': séries A e B do Carioca têm oito xarás do Baixinho”

Segundo uma matéria do Correio de Uberlândia, “outros atletas de renome, como Taffarel, goleiro na Copa de 1990, o atacante Romário e o meia Raí, ambos destaques do Mundial de 1994, o atacante Ronaldo, destaque na Copa de 2002, além de Neymar, maior aposta deste mundial, e do português Cristiano Ronaldo também serviram de inspiração para pais darem nomes a seus filhos”.

Quanto à origem e significado de Romário, ele possivelmente é uma variante de Ramiro, embora possa ser também uma combinação de Rosa (ou outros nomes começando com –Ro), com Mário, considerando que é muito comum os pais darem à seu filho um nome que é a combinação de seus próprios nomes.

No caso de ser uma variante de Ramiro, este é uma forma espanhola e portuguesa de Ramirus, uma forma latinizada do nome visigodo derivado dos elementos germânicos “ragin” (conselho) e “meri” (famoso). São Ramiro foi um religioso do século 6, entre outros monges que foram executados por visigodos arianos, que se opunham ao cristianismo ortodoxo.

Já o Dicionário de Nomes Próprios, apesar de não citar suas fontes, diz que Romário significa “famoso pela glória”, a partir do nome germânico Hrommar, que junta os elementos “Hrom” (Glória) e “mar” (famoso, brilhante). Não tenho conhecimentos em germânico antigo ou alemão para determinar se isso faz sentido, portanto, não confio tanto na fonte.

Outros dizem que Romário seria uma variante de Romero, em referência à “romeiro”, ou seja, os peregrinos que vão para Roma, mas não há também confirmações etimológicas. O fato é que adaptaram esse nome, e ele passou a ser muito mais usado depois da fama do jogador. Hoje em dia, é muito fácil encontrar pessoas chamadas Romário





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário