quarta-feira, 29 de junho de 2016

Preciosa





Apesar de não parecer, esse é um nome: Preciosa pode ser usado como nome próprio e já foi, aliás, no tempo em que Senhorinha e Mocinha era considerado um nome interessante para uma menina.

É óbvio que hoje Preciosa seria caricato demais para ser usado em primeiro nome, pois de certo modo, lembro de “mimosa”, tão usado para nomear nossas amigas vaquinhas, e também, se fosse eu Monteiro Lobato teria nomeado de Dona Preciosa a nossa conhecidíssima Dona Benta.

Mas evidentemente, ele é um literal com um significado muito... bem, “precioso”. Nesse momento, para os dias de hoje, acabo analisando e pensando que uma Preciosa ia sofrer muito bullying na escola, e em todos os outros círculos sociais que viesse a frequentar.

Mas talvez, esse que como foi bem colocado no Blog Nomes e mais Nomes, é um nome “do tempo dos nossos avós” (No Brasil, tatatatataravós, com certeza), possa ser recuperado de outro modo: como segundo elemento em um nome composto.

Acho que Ana Preciosa e Maria Preciosa são demasiadamente óbvios, uma vez que Ana e Maria são clássicos usados há séculos e por isso, dão ainda mais características muito idosas à esse nome. Aliás, Maria Preciosa não consigo ver nem em uma paciente centenária de uma casa de idosos, talvez, remotamente, um nome escrito em uma lápide.
Mas nem tudo está perdido, fuçando um pouco pelo nosso grupo “O Fantástico Mundo dos Nomes” (clique para acessar), desencavamos uma série de nomes compostos com Preciosa que ficam inclusive, originais e bem moderninhos. Vamos à eles:

Luna Preciosa.
Jade Preciosa.
Esmeralda Preciosa
Safira Preciosa
Lua Preciosa
Morena Preciosa
Alma Preciosa
Flora Preciosa

Acho que pode ficar bom com qualquer outro nome hippie, literal e alternativo, menos aqueles que soam com gênero masculino como Cristal (o lógico seria Precioso) e Jasmim (precioso também). 

E pasme: Na lista oficial divulgada pela Arpen/SP do ano de 2015, encontrei o inusitado registro de um menino chamado Precioso! Apesar de nenhuma menina chamada Preciosa, temos um exemplar do sexo masculino que me faz lembrar imediatamente do Smeagol falando do “Um Anel”. 

Além do nosso amiguinho Precioso, também foi registrado um Precious (em inglês), o qual é difícil saber se é uma menina ou menino. Nos nomes compostos tem uma Precious Nathalia, que deduzo ser o mesmo registo (não tem duas pessoas no mundo que fariam isso) e então, suponho que seja menina.


Enfim, é um nome válido, existente, nada de chocante ou assustador, mas que precisa de muita ousadia, muita coragem, muito desprendimento, e muita reflexão sobre as possibilidades de bullying. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário