quarta-feira, 22 de junho de 2016

Plínia



A maioria das pessoas lerão o título desse texto e farão uma cara de estranhamento, mas já já vamos resolver esse problema. Plínia não tem afinal, o mesmo final de Lavínia, que é um popular queridinho no Brasil? Além desse, tem o absolutamente nada popular Virgínia, do qual eu gosto muito. Então, não há motivo para estranhar Plínia tanto assim.

A versão masculina é mais conhecida, então, a maioria das pessoas pode considera-lo um pouco masculino demais. Mas em geral, isso acontece por que as pessoas nunca cogitaram um nome e é natural estranhar uma coisa que não nos é familiar.

Quanto à origem e significado, há controvérsias. No Behind The Name, está explícito que Plínia tem significado desconhecido. Sabe-se que veio do nome romano “Plinius”, mas especula-se que seja de origem etrusca com significado desconhecido {nomes etruscos dificilmente tem etimologia desvendada, deve ser a cruz dos etimólogos}.

Nesse site, cita-se Caio Plínio Segundo (conhecido como Plínio, o Velho), um cientista e historiador que morreu durante a erupção do Vesúvio, e ficou conhecido pela obra Naturalis Historia, em português "História Natural". Dividida em 37 volumes, a obra literária destacou-se como uma enciclopédia e um dos melhores textos da Idade Antiga; e Caio Plínio Secundus (chamado de Plínio, O Jovem), um autor e estadista romano, era sobrinho-neto do Velho, que se tornou conhecido pelos relatos sobre a erupção do Vesúvio em 79 d.C, considerado o mais importante documento sobre o ocorrido, no qual morreu o seu tio-avô.

Já o Dicionário de Nomes Próprios especula que Plínia tenha origem no latim Plinius, que viria da palavra “plenus”, que significaria portanto, “pleno, completo”. Outras fontes de etimologia ainda menos confiável diz que originaria do grego plinthos, que significa “lousa, ladrilho”, mas não há nenhuma fonte que confirme essa informação.

Caso o significado propagado pelo Dicionário de Nomes Próprios seja correto, é um nome que tem um significado bem interessante, que remete à plenitude e abundância. Ainda assim, ele não é utilizado: não há nenhum registro de Plínia na lista da Arpen/SP de 2015, ou seja, nenhuma menina nascida com esse nome em 2015. Os registros de Plínio, no masculino, somaram apenas 6.


É um nome que conta com a originalidade e exclusividade de uma escolha totalmente inesperada, foge do convencional e ao mesmo tempo, não tem nada de bizarra ou grotesca. 





.

Um comentário: