sexta-feira, 24 de junho de 2016

Ônix & Onyx

.

Embora exista uma abundância de nomes femininos ligados à pedras ou à elementos da natureza, os nomes masculinos nesse sentido são um tanto quanto raros ou exóticos demais. Ônix é um dos mais usáveis, no meu ponto de vista, com a sonoridade mais agradável e com menos potencial para se tornar estranho aos ouvidos das pessoas. Inclusive, há um deputado federal (nascido no Rio Grande do Sul) chamado Onyx Lorenzoni, que é bastante conhecido de uma parcela politizada da população, e portanto, talvez não cause mais estranhamento.

Ônix é um nome exótico e marcante. Na verdade, o ônix é uma variante do quartzo e a cor preta é mais apreciada. Trabalhado, é usado em peças de adorno. 

No Behind The Name, significa “negro”, como a pedra do mesmo nome, cuja cor mais apreciada é a preta. A palavra Ônix  vem do latim onyx, de uma raiz grega que significaria “garra, unha”, com base nas cores em faixas da pedra, que lembram unhas. A Wikipédia (em português) diz que “o nome deriva do grego onyx (unha), porque se pensava serem as unhas de Vênus, cortadas por Cupido, que caíam sobre a Terra”.

Geralmente atribui-se o significado "negro", como a pedra, que muitas vezes é na cor preta. Também definição Onyx é "Uma calcedônia que ocorre em bandas de cores diferentes e é utilizado como uma pedra preciosa, especialmente em zonas de ecrã e entalhes '. A palavra de Ônix  em si vem através do Latin da mesma ortografia, de uma raiz grega que significa "garra, unha" (com base na cor de tom carne de pedras de Ônix  em faixas, que lembram unhas).

No Livro das Asas, de Ragiel, diz que entre os mortais, uma cabeça de camelo ou duas de cabra colocadas sobre o Ônix  tem poder de convocar, reunir e confinar demônios. Como uma pedra de absorção de energias, ela é simbolicamente associada à absorção e o confinamento do mal dentro de si, podendo ser usada por humanos para a proteção.

Apesar do preto ser mais apreciado, o Ônix  tem cores que vão até o branco translucido, com camadas de estrias vermelhas, rosadas, marrons ou amarelas. É encontrada na Itália, nos Estados Unidos e no México, e inclusive, embora não deva ser confundido com o ônix (pedra preciosa) existe o mármore-ônix, que é usado como material de construção.

Especialistas em canalização dizem que o Ônix  será usado no futuro assim como o mármore é usado atualmente. As formas e padrões internos do Ônix  levam alguns a dizer que a pedra tem uma figura em seu interior, que conta uma história ou traz um ensinamento. Por enquanto ele é usado em joias, pela facilidade com que é encontrado.

Em determinadas crenças, acredita-se que o Ônix  seja uma das pedras da lua, que ajudam as pessoas a recordar suas experiências físicas e também a história do usuário. Inúmeras crenças de vários povos associam o Ônix  a poderes, a propriedades medicinais e também aos signos de Aquário, Peixes, Câncer e Libra. Por tradição se diz que o Ônix  usado em torno do pescoço diminui a luxúria e incentiva a castidade.

O Ônix  era uma das mais importantes pedras de adorno e de uso terapêutico na Antiguidade. Vários povos o tinham a pedra como amuleto forte e poderoso. Os romanos consideravam-no pedra de proteção. Os gregos acreditavam em poderes que a pedra tinha sobre o parceiro amoroso. O Ônix  está entre os amuletos mais utilizados pelos indianos contra magia negra e bruxaria.

A única referência conhecida como nome próprio é Onyx Dornelles Lorenzoni (Porto Alegre, 3 de outubro de 1954) é um político brasileiro, veterinário e empresário. Atualmente exerce seu quarto mandato de deputado federal. Também existe o Chevrolet Onix, um automóvel compacto, produzido pela Chevrolet; desenvolvido e fabricado pela General Motors do Brasil. Em São Paulo, no ano de 2015, foi registrado apenas um Onix (sem acento). 






.





Nenhum comentário:

Postar um comentário